Proprietário rural é multado por uso de fogo sem autorização em Sonora

Ação da Polícia Militar ambiental ocorreu após detecção de focos de calor; outro caso semelhante foi registrado em Paranaíba um dia antes

Imagem de compartilhamento para o artigo Proprietário rural é multado por uso de fogo sem autorização em Sonora da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

A Polícia Militar Ambiental (PMA) autuou um proprietário rural em Sonora por usar fogo sem autorização ambiental, apenas três dias após o início da Operação Focus, criada para intensificar o combate a queimadas ilegais em Mato Grosso do Sul.

Na quinta-feira (7), a equipe da PMA de Coxim foi acionada pelo Comando de Policiamento Ambiental, que detectou focos de calor na zona rural do município. Ao chegarem ao local, os policiais encontraram cinco leiras de vegetação queimadas, já em fase final, com vestígios de cinzas e fumaça. O responsável foi autuado administrativamente e orientado sobre as normas ambientais vigentes.

O caso ocorreu um dia depois de outra ocorrência semelhante. Na quarta-feira (6), a PMA de Aparecida do Taboado atendeu a um alerta do sistema de monitoramento do Comando de Policiamento Ambiental para uma propriedade na zona rural de Paranaíba.

Os policiais constataram corte de árvores nativas isoladas (CANI) e queima de material lenhoso disposto em fileiras, sem licença ambiental. O proprietário será multado em R$ 300 por hectare desmatado e R$ 3 mil por hectare queimado irregularmente. As áreas serão medidas com base no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Deflagrada em 4 de agosto, a Operação Focus vai até 31 de dezembro de 2025 e é resultado de uma parceria entre a PMA e o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul). A ação tem como objetivo identificar e responsabilizar infratores por queimadas ilegais e incêndios florestais, além de reduzir o tempo de resposta em ocorrências ambientais.

Fone: MS Todo Dia

Você também pode gostar de ler