Sonora registra 10% de umidade e coloca MS entre as cidades mais secas do Brasil

Inmet emite alerta laranja para 69 municípios; Costa Rica, Chapadão do Sul e outras cidades da região norte também apresentam índices preocupantes

Imagem de compartilhamento para o artigo Sonora registra 10% de umidade e coloca MS entre as cidades mais secas do Brasil da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Com apenas 10% de umidade relativa do ar, o município de Sonora colocou Mato Grosso do Sul no ranking das cidades mais secas do Brasil nesta quarta-feira (13). O índice é o mesmo registrado em Campina Verde (MG) e Guiratinga (MT). Já Goiás teve mínima de 11% e liderou as maiores temperaturas com São Miguel do Araguaia, que marcou 38,1°C.

No Estado, 69 municípios estão sob alerta laranja de perigo, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), válido até as 18h de hoje. Entre eles, Amambai, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Sete Quedas e Tacuru permanecem sob aviso amarelo.

Segundo o Inmet, até as 20h desta quinta-feira (14), todas as cidades de Mato Grosso do Sul poderão registrar umidade entre 20% e 30%. Essas condições aumentam as chances de incêndios florestais e de problemas de saúde, como ressecamento da pele, irritação nos olhos e desconforto nas vias respiratórias.

O alerta laranja atinge especialmente municípios da região norte do Estado, como Costa Rica, Coxim, São Gabriel do Oeste e Chapadão do Sul, onde os índices de umidade estão abaixo dos 20%.

O aviso do Inmet, iniciado às 12h desta quarta-feira, indica umidade relativa variando entre 20% e 12%, com risco de incêndios florestais e impactos à saúde. As orientações incluem: beber bastante líquido, evitar atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes, hidratar a pele, umidificar o ambiente e buscar mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Fonte: MS Todo Dia

Você também pode gostar de ler