Estudante de Cassilândia conquista ouro na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica

Luís Fernando de Oliveira Souza, de 17 anos, também recebe prêmios de melhor prova teórica e de foguetes

Imagem de compartilhamento para o artigo Estudante de Cassilândia conquista ouro na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O estudante Luís Fernando de Oliveira Souza, de 17 anos, de Cassilândia, conquistou medalha de ouro na OLAA (Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica), realizada entre os dias 1º e 7 de setembro no Rio de Janeiro e em Barra do Piraí (RJ).

Além da medalha, Luís Fernando recebeu os prêmios de melhor prova de foguetes e melhor prova teórica na categoria de grupos multinacionais. Ele garantiu vaga na equipe brasileira em maio deste ano, após ser medalhista de ouro na OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia) 2024 e alcançar o 6º lugar na classificação geral nacional.

Outros estudantes também representaram o Brasil na competição, com medalhas de ouro para: Felipe Maia Silva, Felipe Yu Hu Dai Lima e Lucas Praça Oliveira (Fortaleza/CE); Isabela Xavier de Miranda (Rio de Janeiro/RJ); Eyke Cardoso de Souza Torres (Ourilândia do Norte/PA); Guilherme Waiandt Moraes e Gustavo Globing Farina (Fortaleza/CE); e Larissa França Souza (Goiânia/GO). João Victor Evers Cordeiro, de Fortaleza (CE), conquistou medalha de prata.

Imagem 37klifmts7gg4

A OLAA reuniu 14 países e 74 estudantes, que enfrentaram provas práticas e teóricas em astronomia e astronáutica, incluindo atividades em planetário, exame observacional, avaliações teóricas e lançamento de foguetes.

Luís Fernando é aluno da Escola Evangélica Avivamento Bíblico e foi o único representante de Mato Grosso do Sul na equipe brasileira, formada por apenas cinco jovens de todo o país. A competição exigiu conhecimentos em astronomia, física, matemática e tecnologia aeroespacial.

A trajetória do estudante até a seleção foi marcada por dedicação e desempenho destacado. Após conquistar a medalha de ouro na OBA 2024, ele passou por etapas on-line classificatórias e uma seletiva presencial com cerca de 250 candidatos no Rio de Janeiro. Entre os finalistas, foi um dos 45 escolhidos para um treinamento intensivo, e, ao fim, selecionado para integrar a equipe que representou o Brasil na OLAA.

Fonte: MS Todo Dia

Foto: Reprodução

Você também pode gostar de ler