STF forma maioria para condenar Bolsonaro e ex-ministros por organização criminosa ligada a plano de golpe

Voto da ministra Cármen Lúcia garantiu 3 a 1 na primeira turma; decisão inclui militares e ex-integrantes do governo

Imagem de compartilhamento para o artigo STF forma maioria para condenar Bolsonaro e ex-ministros por organização criminosa ligada a plano de golpe da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

A ministra Cármen Lúcia, do STF (Supremo Tribunal Federal), votou nesta quinta-feira (11) pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus pelo crime de organização criminosa. O caso envolve a suposta participação em um plano de golpe contra o resultado das eleições de 2022.

Com o voto, a Primeira Turma do STF formou maioria de 3 a 1 pela condenação, restando apenas o posicionamento do ministro Cristiano Zanin. Mesmo que Zanin vote contra, não há mais possibilidade de reversão do resultado dentro do colegiado.

Além de Bolsonaro, também foram alcançados pela condenação: Alexandre Ramagem, deputado federal e ex-diretor-geral da Abin; Almir Garnier, almirante de esquadra e ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça; Augusto Heleno, ex-ministro do GSI; Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro; Paulo Sérgio Nogueira, general e ex-ministro da Defesa; Walter Souza Braga Netto, general, ex-ministro da Defesa e da Casa Civil, e candidato a vice-presidente em 2022.

O julgamento da Primeira Turma trata especificamente do crime de organização criminosa, dentro do inquérito que apura a tentativa de subversão do processo eleitoral.

Fonte: MS Todo Dia

Foto: Hugo Barreto - Metrópoles)

Você também pode gostar de ler