Defesa Civil testa envio de alertas de emergência por celular em MS neste sábado

Mensagens em forma de pop-up vão aparecer na tela de aparelhos 4G e 5G, mesmo em modo silencioso

Imagem de compartilhamento para o artigo Defesa Civil testa envio de alertas de emergência por celular em MS neste sábado da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

A Defesa Civil vai enviar, neste sábado (27), uma mensagem de demonstração do novo sistema de alertas de emergência por telefonia celular para a população de Mato Grosso do Sul. O teste será disparado para aparelhos Android e iOS conectados às redes 4G e 5G e aparecerá em formato de pop-up na tela, sobrepondo qualquer conteúdo que esteja sendo acessado.

A mensagem exibida será: “ALERTA EXTREMO - Defesa Civil: ALERTA DE DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência no estado. Mais informações, consulte o site do Defesa Civil Alerta”. O aviso deixará explícito que se trata de simulação para evitar confusões.

O sistema, batizado de Defesa Civil Alerta, começa a operar oficialmente em Mato Grosso do Sul a partir de 1º de outubro. A ferramenta vai complementar outros meios já utilizados, como SMS, TV por assinatura, WhatsApp, Telegram e Google Public Alerts.

Diferente das mensagens de texto convencionais, as notificações aparecem mesmo durante chamadas, uso de aplicativos ou no modo silencioso. Para que desapareçam, o usuário precisa clicar em “OK”. O objetivo é ampliar a prevenção e a mitigação dos impactos causados por desastres naturais ou outras situações emergenciais.

Segundo a Defesa Civil, não será necessário cadastro prévio para receber os alertas. A definição do conteúdo e o momento de disparo ficarão a cargo dos órgãos responsáveis.

A tecnologia prevê dois níveis de aviso: extremo e severo. O primeiro é o grau máximo, emitido em situações de risco imediato, com sinal sonoro semelhante a uma sirene que toca mesmo no modo silencioso. Já o alerta severo tem caráter menos urgente e emite apenas um “beep” parecido com SMS, sem romper o silêncio do aparelho.

Durante a fase de implantação, mensagens de demonstração também serão enviadas para ambientar a população ao uso da ferramenta.

Fonte: MS Todo Dia

Foto: Saul Schramm/Secom (arquivo)

Você também pode gostar de ler