Arquiteto chinês Kongjian Yu é identificado por digitais uma semana após queda de avião no Pantanal

Confirmação contou com apoio do FBI e da Interpol; acidente matou quatro pessoas em Aquidauana

Imagem de compartilhamento para o artigo Arquiteto chinês Kongjian Yu é identificado por digitais uma semana após queda de avião no Pantanal da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O corpo do arquiteto chinês Kongjian Yu, vítima da queda de um avião no Pantanal sul-mato-grossense, foi oficialmente identificado nesta terça-feira (30) em Campo Grande. A confirmação aconteceu por necropapiloscopia, técnica que compara impressões digitais, após análise feita com dados repassados pelo FBI.

Yu, de reconhecimento internacional na arquitetura e no urbanismo, morreu junto com o piloto Marcelo Pereira de Barros, o cineasta Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e o produtor e diretor Rubens Crispim Júnior. O acidente ocorreu na noite de 23 de setembro, durante tentativa de pouso na Fazenda Barra Mansa, em Aquidauana.

Apoio internacional

A coleta de digitais do arquiteto foi realizada na segunda-feira (29). Os dados foram enviados à Interpol e ao FBI, que repassou as impressões padrão armazenadas no passaporte do chinês. O confronto confirmou a identidade, permitindo a liberação do corpo.

A família de Yu deve chegar ao Brasil nesta quarta-feira (1º) para acompanhar os trâmites. Representantes da Embaixada da China também estiveram em Campo Grande desde o início das investigações.

Investigação do acidente

De acordo com relatório preliminar do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), o avião colidiu com árvores antes de atingir o solo. A aeronave, fabricada em 1958, não tinha autorização para serviços de táxi aéreo nem instrumentos adequados para voos noturnos.

As perícias continuam, mas já foi descartada a hipótese de que porcos-do-mato tenham invadido a pista e provocado a manobra de arremetida feita pelo piloto.

Vítimas

Marcelo Pereira de Barros – piloto e dono do avião
Kongjian Yu – arquiteto chinês
Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz – cineasta
Rubens Crispim Júnior – produtor e diretor

Os corpos dos brasileiros já haviam sido identificados e liberados anteriormente. Com a confirmação da identidade de Yu, todas as vítimas foram oficialmente reconhecidas.

Fonte: MS Todo Dia

Foto: Divulgação/Redes Sociais

Você também pode gostar de ler