Entre os estados com maior densidade de raios no país, MS registra mais de 22 mil raios em 24 horas

Energisa alerta para riscos durante tempestades e orienta população sobre medidas de segurança

Imagem de compartilhamento para o artigo Entre os estados com maior densidade de raios no país, MS registra mais de 22 mil raios em 24 horas da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Mato Grosso do Sul registrou 22,7 mil descargas elétricas em apenas 24 horas, nesta quinta-feira (2), o equivalente a mil raios por hora, segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat/Inpe). Só Campo Grande concentrou mais de 4,5 mil ocorrências, reflexo da forte tempestade elétrica que atingiu o estado.

Diante da intensa atividade atmosférica, a Energisa emitiu alerta à população sobre os riscos das descargas, que ameaçam a segurança das pessoas e podem causar incêndios, danificar equipamentos eletrônicos e provocar interrupções no fornecimento de energia.

“Quando os raios atingem o solo ou estruturas, podem causar incêndios, quedas de energia ou danos em equipamentos eletrônicos”, explicou Renata Rodrigues de Paula, coordenadora de Segurança da Energisa MS.
Ela reforçou a importância de medidas preventivas, como evitar o uso de aparelhos ligados à rede elétrica, manter distância de janelas e não se abrigar sob árvores ou em locais abertos durante tempestades.

O gerente de operações da Energisa MS, Helier Fioravante, destacou que Mato Grosso do Sul está entre os estados com maior densidade de raios no país, o que evidencia a vulnerabilidade da região a eventos climáticos extremos. Ele afirmou que a empresa mantém um plano de contingência e monitoramento em tempo real para reduzir os impactos das tempestades, que devem ser mais frequentes até o fim do verão.

Fonte: MS Todo Dia

Foto: Divulgação/Energisa

Você também pode gostar de ler