Água Clara e Coxim lideram ranking de calor extremo com máxima de 41°C e MS se prepara para virada no tempo

A onda de calor se espalhou intensamente pelo estado: dos 20 municípios mais quentes do Brasil, nove estão em Mato Grosso do Sul.

Imagem de compartilhamento para o artigo Água Clara e Coxim lideram ranking de calor extremo com máxima de 41°C e MS se prepara para virada no tempo da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Mato Grosso do Sul se estabeleceu como o epicentro do calor extremo no país, com duas de suas cidades liderando o ranking nacional de temperaturas máximas nas últimas 24 horas, segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Água Clara alcançou o primeiro lugar, registrando impressionantes 41,7°C, seguida de perto por Coxim, que marcou 41,5°C.

A onda de calor se espalhou intensamente pelo estado: dos 20 municípios mais quentes do Brasil, nove estão em Mato Grosso do Sul. A própria capital, Campo Grande, sentiu o impacto, aparecendo na 58ª posição com uma máxima de 37,4°C.

 Alerta

O calor extremo vem acompanhado de um perigo imediato: a baixa umidade do ar. Um total de 64 municípios de MS estão sob alerta, com a umidade relativa variando entre 12% e 20% — um nível classificado como de deserto e muito abaixo dos 60% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A situação é agravada pelo risco de incêndios. Apesar de uma queda significativa nos focos de calor de janeiro a setembro de 2025 (1.410 registros, uma redução de 88% em relação a 2024), o alerta persiste. O coordenador do Prevfogo, Márcio Yule, lembrou que o período mais crítico está no último trimestre. "Em 2023, por exemplo, 62% dos focos de calor ocorreram só em novembro", ressaltou, indicando que os próximos meses exigem atenção máxima.

Frente fria

Apesar do cenário atual de seca e calor, a previsão aponta para uma drástica mudança no clima do estado ainda nesta semana.

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), uma frente fria deve avançar sobre Mato Grosso do Sul, provocando uma queda acentuada nas temperaturas. Os termômetros podem registrar mínimas de até 10°C nos próximos dias, especialmente nas regiões Sul e Cone Sul, trazendo um alívio temporário para o calor intenso que tem dominado o território.

Fonte: MS Todo Dia
Foto: Arquivo

Você também pode gostar de ler