MP deflagra operação Fake Cloud e cumpre mandados em três cidades de MS contra fraudes em contratos de TI em Itaporã

Investigação apura esquema de corrupção e direcionamento de licitações voltadas a sistemas de backup em nuvem

Imagem de compartilhamento para o artigo MP deflagra operação Fake Cloud e cumpre mandados em três cidades de MS contra fraudes em contratos de TI em Itaporã da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) deflagrou na manhã desta quinta-feira (23) a “Operação Fake Cloud”, que cumpriu três mandados de prisão preventiva e seis de busca e apreensão em Campo Grande, Corumbá e Itaporã. A ação foi conduzida pelo Grupo Especial de Combate à Corrupção (Gecoc), em apoio à 1ª Promotoria de Justiça de Itaporã, com suporte operacional do Grupo Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco).

Segundo o MPMS, a investigação identificou um grupo criminoso estruturado que, desde 2022, fraudava processos de contratações públicas por dispensa de licitação no fornecimento de licenças de sistemas de backup de dados em nuvem para o Poder Executivo Municipal de Itaporã.

O esquema envolvia conluio entre empresários e agentes públicos. Os empresários direcionavam os processos em benefício de determinada empresa por meio de propostas fictícias e exigências técnicas previamente elaboradas para restringir a concorrência. Em troca, os agentes públicos forneciam informações privilegiadas e ajudavam a organizar a fraude, recebendo vantagens indevidas.

O nome da operação, “Fake Cloud” — que significa “nuvem falsa” em inglês — faz referência ao objeto dos contratos, que não eram efetivamente fornecidos ao município. A investigação apura crimes de organização criminosa, fraude em contratações públicas, corrupção ativa e passiva.

 Fonte: MS Todo Dia

Foto: Divulgação/MPMS

Você também pode gostar de ler