INMET alerta para chuvas e ventos nas cidades de Costa Rica, Alcinópolis, Cassilândia e mais 31 municípios 

A instabilidade será acompanhada de ventos intensos, que podem atingir velocidades entre 40 e 60 quilômetros por hora

Imagem de compartilhamento para o artigo INMET alerta para chuvas e ventos nas cidades de Costa Rica, Alcinópolis, Cassilândia e mais 31 municípios  da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu na manhã desta quarta-feira (29) um alerta de perigo potencial para chuvas intensas que abrange 34 municípios de Mato Grosso do Sul. O aviso, que teve início às 9h12, se estende até esta manhã de quinta, abrangendo grande parte das regiões Norte e do Bolsão do estado, incluindo cidades como Costa Rica, Coxim, Alcinópolis, Cassilândia e Figueirão.

O alerta prevê a ocorrência de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou acumulado de até 50 milímetros por dia. A instabilidade será acompanhada de ventos intensos, que podem atingir velocidades entre 40 e 60 quilômetros por hora.

Embora classificado como de baixo risco, o INMET aponta que a combinação de chuva forte e vento pode causar transtornos e danos. O alerta indica a possibilidade de:

  • Corte de energia elétrica.

  • Queda de galhos de árvores.

  • Alagamentos.

  • Descargas elétricas.

A lista completa dos municípios sob aviso são: Água Clara, Alcinópolis, Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Camapuã, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sonora e Três Lagoas.

Diante da previsão, o INMET reforça as medidas de segurança que a população deve adotar, especialmente durante as rajadas de vento:

  • Evitar abrigar-se debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas.

  • Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.

  • Evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Em caso de emergência ou necessidade de socorro, o Instituto orienta que a população entre em contato imediatamente com os órgãos de segurança:

  • Defesa Civil: Telefone 199

  • Corpo de Bombeiros: Telefone 193

O órgão meteorológico ressalta a importância de acompanhar as atualizações do tempo e seguir as orientações dos órgãos de segurança pública.

Fonte: MS Todo Dia
Foto: Arquivo

Você também pode gostar de ler

X Dia D