Tempestade de poeira e vento forte provocam quedas de energia e destelhamentos em Chapadão do Sul e Paraíso das Águas

Tempestade também causou interdição de trechos da BR-060; Energisa segue em força-tarefa para reparar danos

Imagem de compartilhamento para o artigo Tempestade de poeira e vento forte provocam quedas de energia e destelhamentos em Chapadão do Sul e Paraíso das Águas da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Chapadão do Sul e Paraíso das Águas foram atingidas, na tarde desta quarta-feira (5), por um forte vendaval que provocou quedas de energia, rompimento de cabos, destelhamentos e derrubada de árvores. A ventania veio acompanhada de chuva intensa, trovoadas e uma grande nuvem de poeira que reduziu a visibilidade nas rodovias e assustou moradores das duas cidades.

Em Chapadão do Sul, o Corpo de Bombeiros registrou diversos pontos com cabos de energia rompidos, incluindo a Avenida Quatro, o Polo Empresarial, a região da Madeireira Bocalan e a Avenida Gaivota. A Energisa foi acionada e trabalha para restabelecer o fornecimento, que foi interrompido em várias regiões. A concessionária também recebeu mais de mil chamados em poucas horas.

O professor Natáli Abrhão Filho, do Instituto de Meteorologia da Uniderp, informou que os ventos chegaram a 54,5 km/h, acompanhados por 333 descargas elétricas entre 16h e 16h15. Em alguns pontos, a velocidade ultrapassou os 60 km/h.

Antes da chuva, uma enorme coluna de poeira encobriu a cidade, deixando a visibilidade praticamente nula. Caminhões e carros foram obrigados a parar no acostamento da BR-060, entre Chapadão do Sul e Paraíso das Águas, aguardando a passagem do temporal, segundo o site local Chapadense News.

O sargento Morais, do Corpo de Bombeiros, alertou a população para evitar aproximação de locais com cabos rompidos ou árvores caídas. “A orientação é não tocar nos fios e aguardar o trabalho das equipes de manutenção”, reforçou.

Em Paraíso das Águas, a ventania também causou prejuízos. Uma árvore de grande porte caiu na Avenida Manoel Rodrigues da Cruz, próximo à Câmara Municipal, e várias casas tiveram telhados danificados.

Moradores relataram momentos de apreensão com o barulho do vento e a queda de galhos. Estima-se que as rajadas tenham ultrapassado 60 km/h.

As equipes das prefeituras e da Energisa seguem mobilizadas para atender os estragos e normalizar os serviços nas duas cidades. Até o início da noite, parte da população ainda enfrentava instabilidade no fornecimento de energia e internet.

Fonte: MS Todo Dia

Foto: Reprodução/Redes Sociais/BNC Notícias

Você também pode gostar de ler

X Mega Inauguração Passos Confecções