O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio da 4ª Promotoria de Justiça de Três Lagoas, abriu investigação sobre a falta de vagas e graves irregularidades nos serviços de acolhimento institucional destinados a idosos, pessoas com deficiência e população em situação de rua.
De acordo com relatórios do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), o Acolhimento POP vem sendo usado de forma inadequada, abrigando públicos distintos sem estrutura nem equipe técnica especializada. A apuração aponta ainda que a administração de medicamentos ocorre fora do expediente e sem supervisão, o que coloca os acolhidos em risco.
O município não possui vagas suficientes em ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos), Residências Inclusivas ou Residências Terapêuticas. O MPMS já tramita com outros processos buscando soluções para o déficit de atendimento e a garantia do acolhimento adequado conforme as normas do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).
Segundo o Ministério Público, o uso indevido do Acolhimento POP compromete os direitos fundamentais dos acolhidos, expondo-os a riscos físicos, psicológicos e sociais, além de violar legislações federais como o Estatuto da Pessoa Idosa, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência e a Lei da Reforma Psiquiátrica.
A gravidade da situação foi reforçada pela morte de uma jovem com deficiência, ocorrida em 3 de novembro de 2025. Ela aguardava vaga em uma Residência Inclusiva e sofreu uma queda ao sair do banheiro, fato que evidenciou a falta de estrutura e supervisão adequada nos serviços de acolhimento.
O MPMS afirma que o caso reforça a responsabilização do poder público pela omissão na gestão e fiscalização dos serviços assistenciais, que são de responsabilidade municipal e devem garantir atendimento digno e seguro às pessoas em situação de vulnerabilidade.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Divulgação
Você também pode gostar de ler
Mulheres vítimas de violência doméstica passam a receber atendimento padronizado em MS
Novo modelo busca agilizar medidas protetivas e garantir acesso unificado à rede de apoio. Polícia Civil registra 1.725 ocorrências de violência doméstica por mês no estado.
Publicado em 05/12/2025 às 15:29 - Atualizado em 05/12/2025 às 15:45 - Por Redação MS Todo Dia
Detran divulga lista que suspende habilitação de mais de 1,6 mil motoristas, em MS
Decisão publicada no Diário Oficial traz 1.637 suspensões e 46 cassações; punições começam automaticamente em 26 de janeiro se o motorista não recorrer
Publicado em 05/12/2025 às 15:18 - Atualizado em 05/12/2025 às 15:25 - Por Redação MS Todo Dia
Última superlua de 2025 ilumina o céu nesta quinta-feira (4); confira o melhor horário para observar
O auge da superlua está previsto para 19h13 (horário de MS), podendo variar conforme a região.
Publicado em 04/12/2025 às 18:33 - Atualizado em 04/12/2025 às 18:35 - Por Redação MS Todo Dia
Voltado à agricultura familiar, Prospera MS chega à Corumbá nesta quinta (4)
Idealizado pela senadora Soraya Thronicke, projeto reúne 85 expositores e oferece oficinas, gastronomia e programação cultural entre 4 e 7 de dezembro.
Publicado em 04/12/2025 às 17:54 - Atualizado em 04/12/2025 às 18:08 - Por Redação MS Todo Dia
Último dia: Produtores têm até 1º de dezembro para declarar e atualizar rebanhos em MS
Iagro alerta que prazo não será prorrogado; falta de regularização bloqueia emissão de e-GTA
Publicado em 01/12/2025 às 15:12 - Atualizado em 01/12/2025 às 15:14 - Por Redação MS Todo Dia
Sanesul anuncia manutenção e alerta para possível falta de água no Centro de Coxim nesta segunda-feira (1º)
O serviço de manutenção está previsto para começar às 9h e o retorno estimado é para às 12h
Publicado em 29/11/2025 às 11:20 - Atualizado em 29/11/2025 às 14:08 - Por Redação MS Todo Dia
Expectativa de vida do brasileiro alcança 76,6 anos e atinge maior marca da história, aponta IBGE
Retomada após pandemia confirma trajetória de longevidade; mulheres seguem vivendo mais e mortalidade infantil volta a cair
Publicado em 29/11/2025 às 08:00 - Atualizado em 29/11/2025 às 08:41 - Por Redação MS Todo Dia
Sejusp apresenta mapa estratégico que orientará a segurança pública de MS até 2030
Documento define missão, metas e modelo de governança para reforçar ações no Estado.
Publicado em 28/11/2025 às 17:26 - Atualizado em 28/11/2025 às 17:56 - Por Redação MS Todo Dia
Por contaminação, Anvisa proíbe venda de lotes de sabão Ypê e Tixan
Contaminação por bactéria capaz de causar infecções graves foi detectada pela própria fabricante.
Publicado em 27/11/2025 às 19:22 - Atualizado em 27/11/2025 às 19:26 - Por Redação MS Todo Dia