TJMS lança programa para agilizar e garantir medidas protetivas em até 48 horas

Somente em 2025, Mato Grosso do Sul registrou 37 vítimas de feminicídio. O número já supera o ano anterior.

Imagem de compartilhamento para o artigo TJMS lança programa para agilizar e garantir medidas protetivas em até 48 horas da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) lançou o IntegraJus Mulher, um programa de combate à violência doméstica que junta as ações do Poder Judiciário e dos órgãos de segurança pública do estado. O lançamento foi feito na tarde desta segunda-feira (24), no Plenário do Tribunal Pleno. O evento reuniu autoridades do Judiciário, do Executivo, do Ministério Público, da Segurança Pública, Defensoria, OAB, além de representantes da sociedade civil.

Um dos objetivos do IntegraJus Mulher é garantir que todas as medidas protetivas sejam analisadas e cumpridas em até 48 horas.

Antes do IntegraJus Mulher, a tramitação das medidas protetivas era fragmentada, envolvendo impressões, digitalizações, envio de e-mails e grande risco de atrasos. Agora, todo o processo é integralmente digital, desde o registro do boletim de ocorrência até o cumprimento da decisão judicial, o que garante mais celeridade. 

Imagem CASA DA MULHER TJMS
Casa da Mulher Brasileira, em Campo Grande/MS

Somente em 2025, Mato Grosso do Sul registrou 37 vítimas de feminicídio. O número já supera o ano anterior. Segundo o TJMS, são mais de 7.500 medidas protetivas tramitando de forma totalmente digital, que significa uma redução do tempo de decisão e eliminação da impressão de mais de 40 mil páginas por mês. 

A desembargadora Jaceguara Dantas da Silva, coordenadora estadual da Mulher, ressaltou que o programa surge em um cenário que exige respostas urgentes. “Quando uma mulher morre vítima de feminicídio, falhamos todos, o sistema de justiça e a sociedade”, afirmou Jaceguara.

Fonte: MS Todo Dia
Fotos: Divulgação

Você também pode gostar de ler