Sejusp apresenta mapa estratégico que orientará a segurança pública de MS até 2030

Documento define missão, metas e modelo de governança para reforçar ações no Estado.

Imagem de compartilhamento para o artigo Sejusp apresenta mapa estratégico que orientará a segurança pública de MS até 2030 da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) apresentou nesta quinta-feira (27) o Mapa Estratégico 2025–2030, que passa a orientar o planejamento e a gestão da segurança pública em Mato Grosso do Sul nos próximos anos. O material encerra o ciclo de mentoria conduzido pela consultoria Oscar 1 e reúne missão, visão, valores, objetivos estratégicos e nova estrutura de governança para execução do Plano Estadual de Segurança Pública.

O documento organiza 14 objetivos estratégicos distribuídos nas áreas de Fortalecimento Institucional, Processos Internos e Retorno à Sociedade. Entre os temas estão capacitação, infraestrutura, comunicação, inteligência, gestão e proteção das pessoas, do patrimônio e do meio ambiente. A missão atualizada passa a ser “Proteger as pessoas, o patrimônio e o meio ambiente, promovendo justiça e segurança pública”.

O general Valério Luiz Lange, sócio fundador da Oscar 1, afirmou que o material inaugura um novo ciclo na gestão. “Estamos entregando um planejamento que orienta a Justiça e Segurança Pública até 2030. Também aprimoramos a governança, com ações práticas e imediatas”, disse.

O general Gerson Menandro destacou a importância do trabalho desenvolvido. “Foram dois meses intensos que resultaram em materiais de excelência. Mato Grosso do Sul pode se orgulhar disso. Agora cabe a nós transformar tudo em realidade”, declarou.

A coordenadora técnica de Planejamento e Estratégia da Secretaria-Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo, Katiuscia Campos Fernandes, ressaltou que a nova estrutura contribui para uma gestão orientada por resultados. “A efetividade para a sociedade depende de ações coordenadas e estruturadas, que garantem o bom uso dos recursos”, afirmou.

Imagem SEJUSP MAPA ESTRATEGICO 2

Segundo o secretário-executivo de Segurança Pública da Sejusp, Wagner Ferreira da Silva, a etapa seguinte exige foco na implementação. “Criamos uma estrutura de governança que permitirá tirar do papel o que foi planejado. Agora é monitorar, avaliar e colocar as políticas públicas em prática”, explicou.

O secretário Antonio Carlos Videira destacou o compromisso da pasta com o futuro da segurança pública. “Planejamos estrategicamente para entregar um Estado melhor. Encerramos este ciclo com orgulho e com a certeza de que estamos construindo o futuro”, afirmou.

Também participaram da apresentação representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Perícia Oficial, Agepen, Detran-MS e integrantes da equipe de mentoria da Oscar 1.


Fonte: MS Todo Dia

Fotos: Divulgação

Você também pode gostar de ler