Último dia: Produtores têm até 1º de dezembro para declarar e atualizar rebanhos em MS

Iagro alerta que prazo não será prorrogado; falta de regularização bloqueia emissão de e-GTA

Imagem de compartilhamento para o artigo Último dia: Produtores têm até 1º de dezembro para declarar e atualizar rebanhos em MS da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Os produtores rurais de Mato Grosso do Sul têm somente até esta segunda-feira (1) para entregar a Declaração Semestral de Rebanhos e efetuar a Atualização Cadastral de 2025, conforme portaria da Iagro. A medida é obrigatória para todos que possuem animais, independentemente do tamanho da propriedade. O descumprimento pode gerar multas, impedir a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) e resultar em outras restrições sanitárias que afetam a comercialização e o transporte.

O diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, reforça que não haverá prorrogação. Segundo o diretor, o cadastro é fundamental para o controle sanitário, prevenção de doenças e fortalecimento do setor agropecuário no Estado. A declaração pode ser feita online pelo sistema e-Saniagro. Também há atendimento presencial nas Unidades Locais da Iagro, listadas no site da Agência.

No processo, o produtor deve atualizar endereço da propriedade, contatos, e-mail, coordenadas geográficas, tipo de local e informações sanitárias relacionadas à atividade pecuária. Podem ser registrados nascimentos e mortes, consumo e evolução de era, além do estoque por espécie, idade e sexo. A obrigatoriedade inclui bovinos, bubalinos, aves, suínos, caprinos, ovinos, equídeos, abelhas, bicho-da-seda e animais aquáticos. Aves e suínos de subsistência também devem ser declarados.

Imagem REBANHO IAGRO

Durante o período, é possível registrar a vacinação contra brucelose em fêmeas bovinas de 3 a 8 meses. O prazo para esse registro vai até 31 de dezembro.

A emissão da e-GTA permanece bloqueada para todas as finalidades, exceto abate, enquanto o produtor não concluir a declaração e a atualização cadastral.

Para orientações, o atendimento da Iagro está disponível pelo WhatsApp (67) 99875-3796.

Fonte: MS Todo Dia
Fotos: Divulgação

Você também pode gostar de ler