Última superlua de 2025 ilumina o céu nesta quinta-feira (4); confira o melhor horário para observar

O auge da superlua está previsto para 19h13 (horário de MS), podendo variar conforme a região.

Imagem de compartilhamento para o artigo Última superlua de 2025 ilumina o céu nesta quinta-feira (4); confira o melhor horário para observar da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

A última superlua do ano poderá ser vista nesta quinta-feira (4), quando o fenômeno atinge seu ápice e deixa o satélite natural maior e mais brilhante no céu. Segundo especialistas, a Lua estará cerca de 27,3 mil quilômetros mais próxima da Terra, intensificando o efeito visual.

A superlua ocorre quando a fase cheia coincide com o perigeu, ponto de maior aproximação orbital. Nessas ocasiões, o astro pode parecer até 10% maior e significativamente mais luminoso. A observação anterior desse tipo de evento aconteceu no dia 5 de novembro.

Embora haja divergências entre astrônomos sobre a definição do termo, muitas referências consideram superluas aquelas que acontecem quando o satélite está a 360 mil quilômetros ou menos do planeta.


Como observar melhor

Para apreciar o fenômeno, o ideal é procurar áreas com horizonte livre, longe de edifícios altos e da poluição luminosa urbana. A visualização nas primeiras horas após o nascer da lua costuma proporcionar efeitos ainda mais marcantes. Condições climáticas favoráveis são essenciais para garantir uma boa experiência.

O auge da superlua está previsto para 19h13 (horário de MS), podendo variar conforme a região.

Com o encerramento do ciclo de 2025, a superlua desta semana promete ser o último grande destaque do ano para quem conseguir um céu limpo e um bom ponto de observação.

Imagem SUPERLUA

O que esperar para 2026

Após o espetáculo desta quinta, o calendário astronômico de 2026 prevê três novas superluas:

  • 3 de janeiro

  • 24 de novembro

  • 24 de dezembro


Fonte: MS Todo Dia
Fotos: Observatório Heller & Jung/Reprodução e Adobe Stock

Você também pode gostar de ler

X Origami Sushi Reinauguração neste sábado