Detran divulga lista que suspende habilitação de mais de 1,6 mil motoristas, em MS

Decisão publicada no Diário Oficial traz 1.637 suspensões e 46 cassações; punições começam automaticamente em 26 de janeiro se o motorista não recorrer

Imagem de compartilhamento para o artigo Detran divulga lista que suspende habilitação de mais de 1,6 mil motoristas, em MS da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O Detran-MS divulgou, nesta sexta-feira (5), uma nova lista de penalidades aplicadas a condutores que cometeram infrações de trânsito em Mato Grosso do Sul. Ao todo, 1.637 motoristas tiveram a CNH suspensa, conforme consta no Diário Oficial do Estado.

Além das suspensões, o levantamento aponta 46 cassações do direito de dirigir, aplicadas a condutores reincidentes ou que descumpriram penalidades anteriores. A lista pode ser vista no Diário Oficial desta sexta (5).

A publicação também reúne outras situações específicas:

  • 6 cassações da Permissão para Dirigir (PPD) — aplicadas a condutores em período probatório que cometeram infração grave, gravíssima ou reincidência em média;

  • 3 cancelamentos de CNH definitiva — decorrentes de irregularidades no processo de emissão ou inconsistências documentais.

No estágio atual, os motoristas têm direito de apresentar recurso administrativo. Caso optem por não recorrer, é possível iniciar o cumprimento da penalidade mediante entrega da CNH em qualquer agência do Detran MS.

Imagem copia_1930970034CNH 2

Quem não apresentar defesa nem entregar a habilitação terá início automático da punição em 26 de janeiro de 2026.

Para os casos de suspensão, o condutor precisará realizar o Curso de Reciclagem para Condutor Infrator, disponível nas modalidades presencial e on-line, além de ser aprovado em exame teórico.

A defesa pode ser protocolada diretamente pelo portal Meu Detran, onde também é possível consultar o andamento do processo.

A autarquia reforça que dirigir durante o período de suspensão pode gerar nova penalidade, desta vez com cassação do direito de dirigir. Já nos casos de cancelamento ou cassação da permissão, o condutor deve refazer todo o processo de habilitação. Pendências e consultas podem ser verificadas no site do Detran MS ou pelo portal do Governo Federal.


Fonte: MS Todo Dia
Imagem: Marcello Casal Jr e Rovena Rosa/Agência Brasil

Você também pode gostar de ler

X Origami Sushi Reinauguração neste sábado