A seleção brasileira feminina de vôlei demonstrou resiliência e determinação ao superar tanto os desafios dentro quanto fora de quadra para conquistar uma emocionante vitória sobre o Japão, neste domingo (24), país anfitrião do Pré-Olímpico. O jogo foi decidido em um acirrado duelo de cinco sets em Tóquio, e a vitória por 3 sets a 2 carimbou a vaga das brasileiras na Olimpíada de Paris no próximo ano.
Com campanhas idênticas de cinco vitórias e uma derrota, o confronto direto entre Brasil e Japão na sétima e última rodada do torneio definiu o destino olímpico. Com o ginásio lotado de torcedores japoneses, mais de 10 mil vozes gritavam contra o Brasil, tornando o ambiente ainda mais desafiador para as brasileiras.
O jogo começou com o Brasil impondo sua força no primeiro set, vencendo por 25 a 21 e ganhando confiança para o restante da partida. No entanto, as japonesas responderam vencendo o segundo set por 25 a 22 e lideraram a terceira parcial, chegando a ficar a apenas dois pontos da vitória com uma vantagem de 23 a 21. Nesse momento crítico, o Brasil reagiu e venceu o set por emocionantes 27 a 25.
O quarto set viu o Japão dominar sem dificuldades, vencendo por 25 a 15, configurando assim um quinto e decisivo set. No tie-break, as brasileiras mostraram sua resiliência e fecharam em 15 a 10, saindo vitoriosas de uma batalha que durou incríveis duas horas e 19 minutos.
A classificação em condições tão adversas foi acompanhada de alegria e alívio por parte das atletas e do técnico Zé Roberto Guimarães. O momento também foi marcado por emoção, já que a equipe teve que lidar com a perda inesperada da ex-companheira Walewska, que faleceu na quinta-feira (21).
A ponteira Gabi mais uma vez se destacou como a principal pontuadora do duelo, contribuindo com 23 pontos. Agora, o Brasil se prepara para buscar seu terceiro ouro olímpico, após as conquistas em Pequim, em 2008 (com Walewska na equipe), e Londres, em 2012. Em Tóquio, as brasileiras conquistaram a medalha de prata, sendo derrotadas na decisão pelos Estados Unidos.
A trajetória da seleção brasileira feminina de vôlei no Pré-Olímpico de Tóquio 2023 será lembrada como um exemplo de superação e resiliência diante de desafios emocionais e esportivos. Com a vaga garantida em Paris, as atletas agora têm a oportunidade de buscar mais uma medalha de ouro para o Brasil, fortalecendo ainda mais a tradição do país no voleibol feminino. (Com Agência Brasil)
Você também pode gostar de ler
Licenciamento 2026 começa em MS e placas 1 e 2 devem pagar em abril
Valor dentro do prazo é de R$ 240,50; conduzir veículo não licenciado é infração gravíssima
Publicado em 06/04/2026 às 08:10 - Atualizado em 06/04/2026 às 08:36 - Por Gabi Ferreira
Costa Rica lidera casos de dengue em MS e acende alerta na região norte
Boletim epidemiológico aponta alta incidência e avanço da doença em municípios como Figueirão e Paraíso das Águas
Publicado em 02/04/2026 às 08:08 - Atualizado em 02/04/2026 às 08:51 - Por Gabi Ferreira
IPVA 2026: vence hoje prazo para pagamento da terceira parcela
Contribuintes devem ficar atentos para evitar juros, multas e impedimentos no licenciamento do veículo
Publicado em 31/03/2026 às 10:08 - Atualizado em 31/03/2026 às 10:11 - Por Gabi Ferreira
Incêndio atinge fábrica de brinquedos em Aparecida do Taboado
Equipes de Três Lagoas, Paranaíba e da usina Alcovalle combateram o fogo. Ninguém ficou ferido e os danos foram apenas materiais
Publicado em 30/03/2026 às 06:50 - Atualizado em 30/03/2026 às 06:58 - Por Gabi Ferreira
Bebê de 1 mês morre por chikungunya; é o 5º óbito registrado em MS este ano
Caso foi registrado na Reserva Indígena de Dourados; governo estadual já trata situação como epidemia
Publicado em 25/03/2026 às 14:52 - Atualizado em 25/03/2026 às 15:13 - Por Gabi Ferreira
Pirarucu é classificado como invasor e tem pesca liberada no Pantanal
Espécie invasora poderá ser capturada sem limite em Mato Grosso do Sul, segundo norma do Ibama
Publicado em 20/03/2026 às 08:11 - Atualizado em 20/03/2026 às 08:15 - Por Gabi Ferreira
Coxim, Alcinópolis e Figueirão recebem carreta-palco do Circula Cultura MS
Projeto leva teatro, dança e circo gratuitos a 40 municípios; Camapuã, Sonora e Paraíso das Águas também estão entre as cidades
Publicado em 18/03/2026 às 09:13 - Atualizado em 18/03/2026 às 09:16 - Por Gabi Ferreira
Artesã de Rio Verde é homenageada na abertura da Semana do Artesão em MS
Feira Mãos que Criam reúne artesãos de 45 municípios e oito etnias indígenas em Campo Grande
Publicado em 17/03/2026 às 10:40 - Atualizado em 17/03/2026 às 11:52 - Por Gabi Ferreira
Coxim e Cassilândia terão Judiciário sem expediente nesta quinta e sexta-feira
Comarcas param por feriado de São José e ponto facultativo; atendimento será mantido apenas em regime de plantão
Publicado em 17/03/2026 às 09:00 - Atualizado em 17/03/2026 às 09:13 - Por Gabi Ferreira