O Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT-MS) manteve, por unanimidade, a demissão por justa causa de um coordenador que se envolveu amorosamente com funcionárias sob sua influência hierárquica, em uma empresa de Mato Grosso do Sul.
Segundo a decisão da Primeira Turma, o trabalhador violou o Código de Conduta interno da empresa ao manter relacionamentos afetivos com subordinadas, o que comprometeu a confiança necessária para a permanência no cargo. De acordo com o relator do processo, desembargador Marcio Vasques Thibau de Almeida, o próprio coordenador admitiu ter poder de decisão sobre promoções e revelou que participou da entrevista de admissão de uma das envolvidas, o que evidenciou sua posição de autoridade sobre elas.
Durante os relacionamentos, uma das funcionárias chegou a ser promovida e teve aumento salarial com o aval do coordenador. A defesa alegou que ele já havia sido punido com suspensão e que os casos não configuravam infração grave, pois ele não teria liderança direta sobre as colaboradoras.
No entanto, o relator considerou que houve “mau procedimento”, previsto na alínea “b” do artigo 482 da CLT, e destacou que a empresa adota uma política interna rígida, que considera como nepotismo até relações de amizade íntima ou amorosas entre pessoas com vínculo hierárquico.
A decisão reforça a validade das normas internas da empresa, que exigem a comunicação formal de relacionamentos entre empregados em diferentes níveis de hierarquia, justamente para evitar conflitos de interesse ou favorecimentos.
Para os magistrados, a omissão e a reincidência do comportamento feriram os princípios da ética profissional e justificam a justa causa aplicada pela empresa.
Fonte: Jornal MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Riedel entrega obras e anuncia R$ 34 milhões em investimentos em Sonora
Governador participou das comemorações dos 38 anos do município, autorizou obras de habitação, pavimentação e destacou avanços no saneamento básico.
Publicado em 05/06/2026 às 10:16 - Atualizado em 05/06/2026 às 10:20 - Por Gabi Ferreira
Detran-MS libera parcelamento digital de débitos para facilitar licenciamento de veículos
Nova ferramenta permite regularizar multas e pendências diretamente pelo Portal Meu Detran; calendário de licenciamento 2026 já começou
Publicado em 03/06/2026 às 10:56 - Atualizado em 03/06/2026 às 10:57 - Por Gabi Ferreira
Riedel visita Sonora e Chapadão do Sul para entrega de obras, assinaturas e abertura da Exposul
Governador cumpre agenda nesta quarta-feira com anúncios de investimentos em infraestrutura, habitação, saneamento e desenvolvimento regional
Publicado em 03/06/2026 às 08:16 - Atualizado em 03/06/2026 às 08:19 - Por Gabi Ferreira
Riedel anuncia uso de inteligência artificial do Google nas escolas estaduais e cria CEP Rural em MS
Parceria beneficiará 190 mil estudantes da rede estadual e levará ferramenta Gemini para salas de aula; produtores rurais terão endereço digital oficial
Publicado em 02/06/2026 às 09:47 - Atualizado em 02/06/2026 às 10:09 - Por Gabi Ferreira
Quinta parcela do IPVA 2026 vence nesta sexta-feira em Mato Grosso do Sul
Prazo encerra calendário do parcelamento e atraso pode gerar juros, multa e impedir licenciamento do veículo
Publicado em 27/05/2026 às 10:03 - Atualizado em 27/05/2026 às 10:06 - Por Gabi Ferreira
Mais de 30% dos contribuintes ainda não entregaram declaração do Imposto de Renda 2026
Receita Federal já recebeu mais de 30,6 milhões de declarações; prazo termina no próximo dia 29 de maio
Publicado em 25/05/2026 às 09:35 - Atualizado em 25/05/2026 às 09:42 - Por Gabi Ferreira
Mato Grosso do Sul alcança 7º melhor índice de qualidade de vida do Brasil
Estado ficou acima da média nacional no IPS Brasil 2026 e se destacou em áreas como oportunidades, inclusão social e necessidades básicas
Publicado em 22/05/2026 às 08:12 - Atualizado em 22/05/2026 às 08:50 - Por Gabi Ferreira
Detran-MS libera parcelamento online para primeira habilitação e renovação da CNH
Novo serviço no portal Meu Detran permite iniciar processo sem sair de casa
Publicado em 15/05/2026 às 18:24 - Atualizado em 15/05/2026 às 18:26 - Por Murilo Mendes