Um dos municípios mais jovens de Mato Grosso do Sul, Figueirão completa 20 anos nesta sexta-feira (20) com muitos investimentos em saúde, educação, cultura, lazer, transporte e muito mais. Os dados foram divulgados pelo prefeito Juvenal Consolaro (PSDB) e pelo vice-prefeito Jorge Roberto Mortari (PTB).
Na área de lazer, além de vários shows gospel e sertanejo raiz como ontem(28) apresentação dupla Jads & Jadson e hoje(29)Henrique e Diego e o mega rodeio mais tarde, os moradores podem comemorar as obras de reforma e ampliação da pista de caminhada do município, que vai passar de 800 metros para 2.200 metros. As obras já avançaram em mais de 20%.
Além disso, a prefeitura trabalha em um projeto para a construção da Casa da Cultura no local onde funcionou a primeira escola de Figueirão. É a garantia que a história do município será preservada para as próximas gerações. Tudo isso é possível graças às parcerias entre os poderes municipal,estadual.
“Queremos agradecer a importante contribuição, presença marcante do governo anterior de Reinaldo Azambuja, aqui nessa comunidade. Queremos agradecer a continuidade dessa presença e desse apoio do governador Eduardo Riedel, dos nossos deputados estaduais, dos nossos federais, dos nossos senadores e do prefeito Dalmy Crisóstomo de Alcinópolis, Vereadores e Policia local, representada pelo comandante Hernandez, e muitos outros que, de alguma forma, contribuem para o engrandecimento e melhorias dessa cidade”, destacou Juvenal.“Não podemos deixar de agradecer aos nossos secretários e também aqui o nosso vice-prefeito Jorge. Essas pessoas são um avanço para nossa cidade, elas com sua responsabilidade, os conhecimentos que têm, complementas pela boa intenção de cada um, em fazer o melhor que pode para esse município”, complementa.
Por fim, Consolaro aponta a importância de toda a administração e moradores. “Temos confiança neles, sabemos das suas limitações, assim como eu, mas fazem o possível por essa comunidade. Por trás de cada veículo, por trás de cada colher de cascalho esparramada por aí, por causa da criança que fica alfabetizada, por cada pessoa que volta viva de Campo Grande para seu lar, por trás do zelo de cada árvore nessa cidade têm pessoas comprometidas com a nossa administração”.
O prefeito de Alcinópolis, Dalmy Crisóstomo, participou da comemoração do 20º aniversário de Figueirão e destacou a parceria entre os municípios vizinhos, que garantem melhorias na qualidade de vida para a população.
“Temos inúmeras parcerias em saúde, infraestrutura, em educação e tudo, e a gente não poderia deixar de estar aqui estendendo a mão, participando desse momento de desenvolvimento, de crescimento e de melhor qualidade de vida para a população de Figueirão”, destacou.
Dalmy apontou a prosperidade do município, apesar do cenário de dificuldades. “Eu quero que vocês entendam por que Alcinópolis está dando certo, por que Figueirão está dando certo. Vocês podem ver que 51% dos municípios do nosso Brasil estão trabalhando no vermelho. Dificuldade de pagar fornecedores, folha de pagamento, cumprir com os deveres e com as obrigações e é um sinal que Figueirão é diferente, vive um novo momento, entregando obra, entregando maquinário, lançando obras”.
Também ressaltou a importância da contribuição dos vereadores, bancada federal e governo. “Isso é fruto de entender a parceria, essa união entre os poderes, Executivo e Legislativo. Enquanto os municípios ficam lá brigando, as coisas não acontecem, tem que se unir, cada um vai atrás do seu parlamentar e ali faz aquela parceria, o município põe a contrapartida e as coisas acontecem, então parabéns à Câmara Municipal, parabéns ao senhor [Juvenal] por, juntamente com o nosso vice Jorge, por liderar isso aí e fazer que Figueirão seja essa cidade linda, maravilhosa, que as pessoas sintam prazer e orgulho de viver aqui. Parabéns, Figueirão”.
Investimentos em saúde e assistência social
Segundo o vice-prefeito Jorge Roberto Mortari, a gestão ainda realiza a troca do telhado e reforma do hospital municipal, e entrega novas aquisições para a frota municipal: um caminhão-pipa, duas caminhonetes e três ambulâncias, sendo uma delas com UTI móvel neonatal (para recém-nascidos).
“A união da classe política de Figueirão, estando junto e misturado, o reflexo está aí: as conquistas, o investimento em pessoas, na educação, com material de ensino de primeira qualidade, na reforma do Hospital Municipal, esse é o maior investimento que essa gestão tem feito, o auxílio às entidades, isso é uma coisa, um diferencial, o investimento nas pessoas, na mudança de vida, na qualidade de vida”, reforça Jorge.
Na área de assistência social, a equipe da pasta recebeu uma picape Strada, cabine dupla, para garantir atendimento à população carente. A prefeitura também está verificando o loteamento de uma área para construção de casas populares e finalizando as obras de mais 10 moradias.
Educação e infraestrutura também foram contemplados pela prefeitura
Para a educação, o vice-prefeito elenca a aquisição de um terreno para ampliação da escola municipal. Já em infraestrutura, o município realiza a sinalização viária, implanta quebra-molas e pretende finalizar o asfalto da área urbana nos próximos meses.
Os estudantes da zona rural e cidade não foram esquecidos e a prefeitura investe na construção de pontos de ônibus, além de estar com obras de cascalhamento na região das Furnas da Piraputanga e da comunidade quilombola Santa Tereza.
O empresário rural Ronoaldo Nogueira Coelho, da Fazenda Água Limpa, destacou em especial as obras de reforma e construção de pontes, que auxiliam o escoamento da produção. Ele agradeceu à gestão municipal pelos investimentos no setor. “Eu fico enaltecido com a administração, com a gestão do prefeito Juvenal e toda a sua equipe, pelo carinho que tem com os produtores rurais. Abraçaram a causa de lutar pelo povo e fornecer estrada, meios de escoar a produção, do povo trabalhar e fornecer estrada digna pra gente poder transitar, sair com caminhões, carretas, pra poder produzir, pra gerar renda pro município”, pontua. “Acho que o trabalho deles é nota mil e estão trabalhando com união, com vontade de vencer, de fazer o bem pro povo, pra população do lugar, do município. Eu parabenizo a todos porque o trabalho deles está muito gratificante, muito digno, com respeito, sem política mesquinha, só lutando pro bem, pra trazer sucesso, prosperidade pro lugar, pra população”, complementa.
Programação cultural vai até domingo
Além dos shows da cantora Valesca Mayssa e da dupla Jads & Jadson, a festa continua até o domingo. Hoje, a população vai curtir os sucessos nacionais de Henrique & Diego e sábado tem a dupla Vitor & Cadu. O domingo, 1º de outubro, inicia com a tradicional calvagada, a partir das 9h, e almoço gratuito para a população. Os rodeios começam sempre às 20h, com bailão depois para a diversão de todos.
Árvore histórica dá nome a Figueirão
Emancipado em 29 de setembro de 2003, Figueirão é localizado na microregião do Alto Taquari, e tem 3.539 habitantes, segundo o censo de 2022, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).Em 2021, o salário médio mensal era de 2.5 salários mínimos. A taxa de escolarização de 6 a 14 anos de idade, conforme dados de 2010, é de 95,9%.
A área da unidade territorial é de 4.879,932 km² e faz divisas com os municípios de São Gabriel D’Oeste, Costa Rica, Alcinópolis, Coxim e Camapuã. Segundo o site da prefeitura, o nome ”Figueirão” foi escolhido por conta de uma figueira situada na travessia do Rio, conhecida na época como “Vau da Jesuína”.
O professor e historiador Admar de Araújo explicou que uma senhora que morava próximo ao local possibilitava a passagem de animais e pessoas, assim o lugar também ficou conhecido popularmente por “Vau da Figueira”, localizado à margem direita do Córrego Figueirão. Hoje, a árvore figueira se tornou símbolo cultural do município.
Fotos: Jornal Ms Todo Dia(Renan Carrijo)
Comemoração de 20 Anos de emancipação de Figueirão
Você também pode gostar de ler
Criminoso capota carro furtado em frente à policial militar e acaba preso em Figueirão
Veículo havia sido roubado pouco antes em Goiás; Operação Força Total da PMMS contribuiu para a prisão do suspeito e recuperação do carro
Publicado em 17/10/2024 às 17h56 - Atualizado em 17/10/2024 às 17h58 - Por Felipe Dias
Time de Figueirão conquista 4º lugar nos Jogos da Juventude de MS
Equipe avança para a 2ª Divisão após participação de destaque em Três Lagoas
Publicado em 15/10/2024 às 15h21 - Por Felipe Dias
Após reeleição, Juvenal Consolaro e Jorge Enfermeiro agradecem população: vamos continuar a fazer o melhor por Figueirão
Com 43,82%, 1.038 votos, Juvenal foi reeleito e promete continuar melhorias na infraestrutura e educação do município
Publicado em 07/10/2024 às 18h35 - Atualizado em 07/10/2024 às 18h36 - Por Felipe Dias