Costa Rica e Chapadão do Sul seguem com calor intenso, mas a chuva pode chegar ao longo do dia

Ontem, o instituto manteve alerta meteorológico para chuva intensa em Costa Rica e cidades da região

Imagem de compartilhamento para o artigo Costa Rica e Chapadão do Sul seguem com calor intenso, mas a chuva pode chegar ao longo do dia da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O dia em Costa Rica amanheceu sob céu já carregado de nuvens e temperaturas amenas, mas a atmosfera indica um cenário de instabilidade que vai se intensificar ao longo desta terça-feira (10). 

Segundo dados mais recentes do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as nuvens dominam o começo da manhã com possibilidade de chuva, e a partir do final da manhã e início da tarde o risco de tempestades e pancadas mais fortes de chuva cresce, com períodos de chuva moderada a forte alternando com aberturas de sol. 

A tarde deve seguir quente, com máximas elevadas para a estação, e o ambiente segue úmido. Ontem, o instituto manteve alerta meteorológico para chuva intensa em Costa Rica e cidades da região, com a possibilidade de acumulados significativos e ventos intensos ao longo do dia - algo que reforça a necessidade de atenção da população.

No centro-sul do estado, a previsão também indica céu nublado com chance de pancadas de chuva e trovoadas em quase todas as localidades vizinhas, resultado da mesma massa de ar instável que atua sobre o nordeste sul-matogrossense. 

Em Figueirão, nuvens carregadas pela manhã e chuva intercalada com períodos de sol devem marcar o dia, com risco de temporais à tarde. Em Alcinópolis, o clima segue semelhante, com calor e nebulosidade, e chuva passageira ao longo da tarde. Já em Chapadão do Sul, a combinação de nuvens e instabilidade favorece pancadas de chuva moderadas a fortes especialmente no período da tarde.

Cassilândia e Paraíso das Águas vivem situação parecida, com céu predominantemente nublado e alta umidade que favorece pancadas isoladas de chuva, muitas delas com potencial para trovoadas no fim da tarde ou início da noite. Mais ao norte, em Pedro Gomes e Sonora, a chance de tempestades localizadas é ainda mais evidente: os modelos mostram nuvens carregadas que, somadas ao calor da tarde, podem resultar em chuva pesada e rajadas de vento.

Em Camapuã, apesar de o dia começar com sol e nuvens mais dispersas, o aquecimento progressivo deve contribuir para a formação de nuvens de chuva no período da tarde, trazendo períodos de chuva isolada acompanhados de trovoadas.

Fonte e foto: MS Todo Dia

Você também pode gostar de ler