A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Sedema) de Cassilândia esclareceu que a Lei Federal nº 15.299/2025 não autoriza automaticamente a poda ou o corte de árvores, como tem sido interpretado de forma equivocada por parte da população.
De acordo com o órgão, a legislação prevê apenas a chamada “autorização tácita” em situações específicas, quando houver risco comprovado de acidente. Ainda assim, é obrigatório cumprir três requisitos: protocolar pedido formal junto ao órgão ambiental, apresentar laudo técnico assinado por profissional habilitado e aguardar até 45 dias sem resposta negativa da autoridade competente.
Sem o cumprimento integral dessas exigências, o corte continua sendo considerado crime ambiental.
A Sedema também reforça que a lei não permite a retirada de árvores saudáveis, a execução do serviço por pessoas não habilitadas ou intervenções em áreas protegidas sem o devido licenciamento ambiental.
Mesmo nos casos em que houver autorização tácita, o responsável pode estar sujeito a multas, obrigação de recomposição ambiental e até indenizações. A secretaria alerta ainda que a emissão de laudo técnico falso é crime, podendo gerar responsabilização tanto para o solicitante quanto para o profissional envolvido.
Diante das dúvidas, a orientação é clara: antes de qualquer poda ou corte, a população deve procurar a Sedema para receber as orientações corretas e evitar sanções legais.
Fonte e foto: assessoria
Você também pode gostar de ler
Morador de Cassilândia cai em golpe por vídeo e perde R$ 1,7 mil
Criminoso se passou por representante de sorteio, obteve dados pessoais e realizou compra indevida pela internet
Publicado em 24/03/2026 às 13:43 - Atualizado em 24/03/2026 às 13:51 - Por Day Silva
Discussão entre vizinhos termina com janelas quebradas e caso vai parar na delegacia em Cassilândia
Mulher denunciou danos na residência; autor alegou conflito por folhas no quintal e foi apontado como agressivo pela própria mãe
Publicado em 20/03/2026 às 13:43 - Atualizado em 20/03/2026 às 13:45 - Por Day Silva
Van da Saúde de Costa Rica aquaplana na chuva e tomba na MS-306, em Cassilândia
Motorista sofreu ferimentos leves; médica e enfermeira saíram ilesas do acidente
Publicado em 18/03/2026 às 18:41 - Atualizado em 18/03/2026 às 18:45 - Por Day Silva
Falso cliente furta roupas durante prova em loja no Centro de Cassilândia e acaba preso
Suspeito foi localizado após investigação e confessou que vendeu as peças; prejuízo pode estar ligado à troca por drogas
Publicado em 18/03/2026 às 14:13 - Atualizado em 18/03/2026 às 14:30 - Por Day Silva
Golpe do falso advogado faz vítima perder R$ 1 mil em Cassilândia
Criminosos usaram dados de processo para convencer moradora a fazer PIX
Publicado em 18/03/2026 às 13:59 - Atualizado em 18/03/2026 às 14:07 - Por Day Silva
Cassilândia reforça frota com nova retroescavadeira para serviços de infraestrutura
Equipamento já está em operação e deve auxiliar principalmente nas demandas intensificadas pelo período de chuvas
Publicado em 18/03/2026 às 10:13 - Atualizado em 18/03/2026 às 10:26 - Por Gabi Ferreira
Rio transborda e transforma estrada em “corredeira” na zona rural de Cassilândia
Volume intenso de chuva alaga acesso no Morro da Mangava e dificulta passagem de moradores
Publicado em 17/03/2026 às 18:35 - Atualizado em 17/03/2026 às 18:40 - Por Day Silva