O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) formou maioria, nesta quarta-feira (25), em Campo Grande, para manter a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Chapadão do Sul, realizada em 6 de outubro de 2025. Com mais um voto favorável no julgamento do agravo de instrumento, o entendimento predominante até o momento é pela validade do processo eleitoral, contrariando a tentativa de anulação defendida por setores da oposição.
Os votos já proferidos — tanto do relator quanto do revisor — apontam para um posicionamento técnico claro: as acusações que sustentaram o pedido de anulação, como supostas irregularidades, não apresentaram elementos probatórios suficientes nesta fase do processo. O julgamento foi temporariamente suspenso após pedido de vista, mas o placar parcial já indica uma tendência consolidada dentro do Tribunal.
No campo político, a decisão parcial produz efeitos imediatos. A manutenção da atual Mesa Diretora reforça a legitimidade da eleição que garantiu a presidência ao vereador Marcelo Costa (PSD), eleito com maioria dos votos em plenário, em sessão pública e acompanhada pela população.
O episódio, que se arrasta desde o ano passado, transformou-se em um dos principais embates políticos do município. De um lado, a oposição tentou deslegitimar o resultado eleitoral por meio de questionamentos judiciais. De outro, a base governista sustentou, desde o início, a legalidade do processo e o respeito à decisão soberana do Legislativo.
Com o novo avanço no TJMS, o cenário muda de forma significativa. A narrativa de irregularidades perde força diante da análise do segundo grau, que até aqui não identificou elementos capazes de invalidar a eleição.
Em declaração, o presidente da Câmara, Marcelo Costa, foi direto ao responder às tentativas de anulação:
“A verdade está prevalecendo. Foi uma eleição transparente, feita dentro da lei e com voto livre dos vereadores. O que estamos vendo agora é a Justiça confirmando aquilo que sempre defendemos: o respeito à democracia e à decisão do plenário.”
Marcelo também criticou as investidas políticas para derrubar o resultado:
“Não se pode tentar ganhar no tapetão aquilo que não se conquistou no voto. A população acompanhou, a sessão foi pública, e o resultado precisa ser respeitado. Seguimos trabalhando com responsabilidade e compromisso com Chapadão do Sul.”
A decisão do Tribunal, ainda que não definitiva, sinaliza um reposicionamento importante no cenário político local. Ao não validar, até o momento, as acusações apresentadas, o TJMS reforça o peso institucional do processo legislativo e a autonomia da Câmara Municipal.
Enquanto o julgamento aguarda conclusão, o efeito prático já é claro: a atual Mesa Diretora permanece no comando, respaldada não apenas pelo voto em plenário, mas agora também por uma maioria formada no Tribunal de Justiça.
O desfecho final ainda depende dos votos restantes, mas o recado já foi dado — no embate entre narrativa política e análise jurídica, a tendência aponta para a manutenção do resultado das urnas.
Fonte: Jornal Ms Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Prefeitura de Chapadão do Sul esclarece informações sobre gestão do hospital
Município afirma que dúvidas foram esclarecidas e que processo foi aprovado por unanimidade pelo Conselho de Saúde
Publicado em 15/06/2026 às 18:38 - Atualizado em 15/06/2026 às 18:39 - Por Ana Benitez
Prefeitura de Chapadão inicia mudança na gestão do hospital com questionamentos em reunião do Conselho de Saúde
Ata do Conselho Municipal de Saúde registra debate sobre pontos operacionais durante processo de transição
Publicado em 11/06/2026 às 17:23 - Atualizado em 15/06/2026 às 17:27 - Por Ana Benitez
Presidente Marcelo Costa e vereadores lamentam morte de D. Neiva, pioneira na construção da história de Chapadão do Sul
Empresária deixa grande legado à família; sua trajetória permanece viva na memória de amigos e clientes que aprenderam a admirá-la ao longo de mais de três décadas
Publicado em 12/06/2026 às 09:43 - Por Gabi Ferreira
Chapadão do Sul recebe R$ 88,5 milhões em investimentos para infraestrutura, assistência social e fiscalização
Pacote de ações inclui revitalização do centro da cidade, recapeamento de vias, implantação de centro para idosos e modernização da fiscalização estadual
Publicado em 05/06/2026 às 14:16 - Por Gabi Ferreira
Projeto da Câmara de Chapadão do Sul leva cidadania ao Colégio Atenas e define representante estudantil
Iniciativa aproxima estudantes do Poder Legislativo e incentiva participação dos jovens nas decisões da comunidade
Publicado em 03/06/2026 às 16:27 - Atualizado em 03/06/2026 às 16:46 - Por Day Silva
Produtor rural doa mata-burros, vereador cobra e Prefeitura de Chapadão do Sul leva mais de um ano para agir
Enquanto seis mata-burros permaneciam aguardando reparos e instalação, motoristas do transporte escolar continuaram enfrentando seis porteiras diariamente na zona rural
Publicado em 03/06/2026 às 06:48 - Atualizado em 03/06/2026 às 06:49 - Por Gabi Ferreira
Servidor em cargo técnico teria assinado contas do Fundeb como responsável contábil, aponta denúncia ao TCE
Documento aponta que servidor ocupa cargo diferente do de contador teria assinado prestação de contas como responsável contábil; Prefeitura afirma não ter sido notificada
Publicado em 02/06/2026 às 14:35 - Atualizado em 02/06/2026 às 14:36 - Por Day Silva