No dia 11 de outubro de 1977, uma lei histórica foi assinada pelo presidente Ernesto Geisel, marcando o nascimento do então Estado de Mato Grosso do Sul. Esta data é celebrada com um feriado, embora seja muitas vezes esquecida em Mato Grosso, a região-mãe da qual Mato Grosso do Sul se desvinculou. A criação deste novo estado representou um marco na história do Brasil, uma vez que a divisão de Mato Grosso foi um processo complexo que levou em consideração diversos fatores socioeconômicos, políticos e culturais.
O movimento divisionista começou a ganhar força após a regularização das viagens ferroviárias. O sul de Mato Grosso experimentou um rápido crescimento socioeconômico, impulsionado pela pecuária e pela exploração da erva-mate. No entanto, Cuiabá ainda detinha o poder político e administrativo, apesar das grandes distâncias que a separavam das cidades do sul e da capital federal, o Rio de Janeiro, naquela época.
Em 1921, Campo Grande se tornou a sede da Circunscrição Militar, hoje conhecida como Comando Militar do Oeste. Posteriormente, a cidade se consolidou como a capital econômica de Mato Grosso devido à sua importância na exportação ferroviária. No entanto, as tentativas de transferir a capital de Cuiabá para Campo Grande, em 1946, após a deposição de Getúlio Vargas e a posse de Eurico Gaspar Dutra como presidente do Brasil, foram malsucedidas.
Dutra apoiava a política de integração nacional, que incentivava a manutenção da unidade estadual.
O governo federal desempenhou um papel fundamental na criação de novos estados e territórios em 1974, estabelecendo a legislação básica para esse processo. As ideias divisionistas ressurgiram em 1975 devido a debates sobre os limites de Mato Grosso com o estado de Goiás. A Liga Sul-Mato-Grossense, liderada por Paulo Coelho Machado, liderou a campanha pró-divisão, enquanto o governador de Mato Grosso, José Garcia Neto, se opôs.
Trabalhando rapidamente e com sigilo, os membros da Liga forneceram ao governo federal os argumentos necessários para viabilizar a divisão do estado. A lei foi assinada pelo presidente Ernesto Geisel em 11 de outubro de 1977 e publicada no Diário Oficial no dia seguinte.
Divisão
Na época, Mato Grosso contava com 93 municípios, atualmente com 141, e uma área de 1.231.549 quilômetros quadrados, enquanto Mato Grosso do Sul ficou com 55 municípios, hoje com 79, e uma área de 357.145,531 quilômetros quadrados. Embora Mato Grosso, na época, tenha ficado com menos municípios, preservou a maior área.
A criação do Estado de Mato Grosso do Sul marcou a independência da região sul de Mato Grosso, representando um passo importante na história do desenvolvimento e da política regional brasileira. O dia 11 de outubro é uma ocasião significativa para celebrar essa divisão histórica e os subsequentes avanços do estado de Mato Grosso do Sul.
Mato Grosso do Sul faz divisa com Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná e também com o Paraguai e Bolívia.
Fonte: G1 São Paulo
Foto: Correio do Estado
Você também pode gostar de ler
Idosa fica ferida após ser atropelada na Avenida General Mendes de Morais em Coxim
Vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros com sangramento na cabeça e desorientação após o acidente ocorrido no bairro Senhor Divino
Publicado em 17/08/2026 às 17:03 - Atualizado em 17/08/2026 às 17:13 - Por Camila Borges
Hemosul Móvel leva coleta de sangue a Camapuã e São Gabriel; confira os dias
A iniciativa faz parte das ações do Hemosul para levar os serviços da hemorrede estadual a diferentes regiões de Mato Grosso do Sul
Publicado em 17/08/2026 às 10:35 - Atualizado em 17/08/2026 às 10:58 - Por Gabi Ferreira
Água Clara realiza 1ª edição da Expoclara com três noites de shows gratuitos
Evento acontece nos dias 13, 14 e 15 de agosto, no Espaço ARA, com apresentações de Ícaro e Gilmar, Hugo e Guilherme e Traia Véia
Publicado em 13/08/2026 às 16:27 - Atualizado em 13/08/2026 às 16:38 - Por Camila Borges
Ponte sobre o rio Taquari cede e caminhão cai no rio em região do Pantanal de MS; motorista segue desaparecido
Acidente ocorreu na manhã desta quinta-feira (13); condutor do caminhão está desaparecido e equipes de resgate realizam buscas no local
Publicado em 13/08/2026 às 13:08 - Atualizado em 13/08/2026 às 13:21 - Por Camila Borges
Gerson Claro destaca investimentos em infraestrutura como caminho para fortalecer desenvolvimento de MS
Presidente da ALEMS afirma que expansão econômica do Estado exige melhorias na malha rodoviária para atender municípios e novos empreendimentos
Publicado em 06/08/2026 às 15:53 - Atualizado em 06/08/2026 às 16:10 - Por Camila Borges
Prefeitura de Inocência rescinde contrato para locação de equipamento do centro cirúrgico
Diário Oficial confirma o fim do contrato, mas Prefeitura não informou o motivo da decisão
Publicado em 06/08/2026 às 14:46 - Atualizado em 06/08/2026 às 15:23 - Por Camila Borges
Justiça confirma condenação de ex-prefeito de Corumbá por nepotismo; multa pode chegar a R$ 250 mil
Marcelo Iunes teve recurso negado e deverá pagar multa, além de ficar impedido de contratar com o poder público por dois anos
Publicado em 06/08/2026 às 14:18 - Atualizado em 06/08/2026 às 14:19 - Por Camila Borges
São Gabriel do Oeste define atletas da ginástica rítmica para os Jogos Escolares da Juventude de MS
Seletiva realizada no Ginásio Municipal de Esportes reuniu atletas das categorias infantil e juvenil que representarão o município na competição estadual
Publicado em 05/08/2026 às 17:15 - Atualizado em 05/08/2026 às 17:56 - Por Camila Borges
Motociclista fica ferida após perder controle da moto e cair em lombada em Coxim
Mulher sofreu escoriações pelo corpo e precisou ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros após queda de Honda Biz; vítima teria desmaiado após o acidente
Publicado em 05/08/2026 às 16:56 - Atualizado em 05/08/2026 às 17:01 - Por Camila Borges