Programa Pro Fertiliza MS beneficia pequenos produtores com transporte de calcário em Pedro Gomes

Algumas cidades, como Coxim, Chapadão do Sul, Costa Rica entre outras já receberam 100% das cargas disponíveis

Imagem de compartilhamento para o artigo Programa Pro Fertiliza MS beneficia pequenos produtores com transporte de calcário em Pedro Gomes da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Produtores da região da Boa Vista, do loteamento Vitória e de pequenas propriedades do município de Pedro Gomes, no estado de Mato Grosso do Sul, tiveram motivos para comemorar recentemente. O Programa Pro Fertiliza MS, uma iniciativa do Governo Estadual executada pela Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer)/Semadesc, transportou 282 toneladas de calcário para ajudar a melhorar a qualidade do solo em suas terras. 

Pequenos produtores rurais foram os principais beneficiados nessa ação, que contou com o apoio da coordenadora municipal da Agraer em Pedro Gomes, Beatriz Aparecida Chiavoloni, e do técnico de desenvolvimento rural, Wanilton Rogério. No total, 13 produtores tiveram a oportunidade de receber o calcário, uma ajuda inestimável para suas atividades agrícolas. 

A coordenadora municipal da Agraer, Beatriz Chiavoloni, destacou a importância desse programa para a região, enfatizando que o frete do calcário costuma ser muito caro, e a demanda por esse insumo é alta em Pedro Gomes. Ela afirmou: "Foram 13 beneficiados com essa carga e eles ficaram muito felizes. O frete é muito caro e temos uma demanda muito grande aqui no município, já temos novos pedidos em espera." 

Um dos beneficiados, José Roberto Goes, que atua na pecuária, compartilhou sua experiência, revelando que antes da ação do Pro Fertiliza MS, ele teria que gastar cerca de R$ 7 mil para obter calcário. Essa despesa era um obstáculo considerável para pequenos produtores como ele. No entanto, com o apoio do programa, ele pôde revitalizar suas pastagens, que já estavam envelhecidas e sem receber insumos há mais de 50 anos. "A gente é pequeno produtor, não tem muitas condições, e eu já tinha desistido. Mas a Beatriz chegou aqui e surgiu uma luz. O calcário ajudou porque nossa pastagem já estava velha, com mais de 50 anos sem colocar nenhum tipo de insumo", relatou José Roberto. 

Esse auxílio vai além de aliviar os custos de produção, já que a expectativa é que a área que antes não suportava mais do que uma cabeça e meia de gado por hectare agora tenha uma pastagem de qualidade suficiente para alimentar até três cabeças e meia. Essa melhoria na fertilidade do solo deve ter um impacto significativo na produtividade dos agricultores locais. 

O sucesso desse programa se deve em parte à parceria com a Prefeitura Municipal de Pedro Gomes, que disponibilizou mão de obra para o transporte do calcário, tornando o processo mais eficiente e econômico. Até o momento, o Pro Fertiliza MS já beneficiou 1.964 produtores e transportou 33.613 toneladas de calcário, o que representa 68% do total previsto pelo programa. Cada uma das 66 cidades atendidas pelo programa tem uma meta estabelecida. 

Algumas cidades, como Coxim, Pedro Gomes, Bataguassu, Chapadão do Sul, Costa Rica, Taquarussu, Amambai, Angélica, Aral Moreira, Dourados, Eldorado, Glória de Dourados, Itaporã, Japorã, Mundo Novo, Rio Brilhante, Tacuru e Vicentina já receberam 100% das cargas disponíveis. Outras, como Sonora, Brasilândia, Nova Andradina, Paranaíba, Deodápolis, Fátima do Sul, Iguatemi, Paranhos e Ponta Porã, estão perto de alcançar 100% da meta do programa. No entanto, municípios como Alcinópolis, Bandeirantes, Rio Verde, Sidrolândia, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Ivinhema, Juti e Naviraí receberam mais de 50% da carga prevista, enquanto Anastácio, Aquidauana, Bodoquena, Campo Grande e várias outras cidades ainda precisam avançar para atingir suas metas. 

O Programa Pro Fertiliza MS se destaca como uma iniciativa valiosa para apoiar os pequenos produtores rurais do estado de Mato Grosso do Sul, promovendo o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar e contribuindo para o fortalecimento da produção agrícola na região. 
 
Fonte: Agraer 
Fotos: Escritório da Agraer em Pedro Gomes 
 

Imagem PRFERTILIZANTEINTERNA

Você também pode gostar de ler