Em parceria com o com o instituto PROA, Governo de MS disponibiliza 500 vagas para estudantes da rede pública

O curso do PROA é composto por 100 horas de instrução, divididas em quatro módulos

Imagem de compartilhamento para o artigo Em parceria com o com o instituto PROA, Governo de MS disponibiliza 500 vagas para estudantes da rede pública da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Jovens que estão prestes a concluir ou já concluíram o Ensino Médio em escolas públicas de Mato Grosso do Sul têm uma oportunidade valiosa à disposição. Em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria Executiva de Qualificação Profissional e Emprego da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), o Instituto PROA está oferecendo um curso de capacitação profissional e preparação para o mercado de trabalho inteiramente gratuito. 

Ao todo, estão disponíveis 500 vagas para jovens com idades entre 17 e 22 anos que estejam cursando o último ano do Ensino Médio em escolas públicas ou já tenham concluído essa etapa de ensino. As inscrições para o processo seletivo da Plataforma PROA estarão abertas até o dia 15 de janeiro de 2024, e a primeira turma terá início em 29 de janeiro. 

Como se Inscrever e Participar 

Para se inscrever, os interessados devem acessar o site do PROA (https://www.proa.org.br/) e completar o processo de candidatura. Esse processo inclui a realização de um teste básico de língua portuguesa, matemática e análise de perfil. Aqueles que forem aprovados na etapa de seleção poderão prosseguir com o preenchimento dos dados pessoais para efetivar a matrícula no curso. 

Conteúdo do Curso 

O curso do PROA é composto por 100 horas de instrução, divididas em quatro módulos que preparam os alunos para definirem metas profissionais e terem sucesso em entrevistas de emprego. Os módulos incluem: 

Autoconhecimento 
Projeto Profissional 
Raciocínio Lógico 
Comunicação 

Além das aulas online, os estudantes terão a oportunidade de participar de encontros ao vivo mediados por tutores.

Trilhas Técnicas Específicas 

Os jovens inscritos no curso também têm a opção de cursar um quinto módulo, que oferece trilhas técnicas específicas. São sete carreiras à escolha, patrocinadas por grandes empresas, cada uma com 50 horas de preparação. As trilhas técnicas disponíveis incluem: 

Análise de Dados (patrocinado pelo iFood) 
Varejo (Via - Fundação Casas Bahia) 
Administração (P&G) 
Logística (P&G) 
UX Design (Accenture) 
Promoção de Marcas (BRF) 
Educação Financeira (Bloomberg + Dahlia Capital) 
Certificação e Acesso a Vagas de Emprego 
Após a conclusão do curso, os participantes receberão um certificado de conclusão e terão acesso a uma plataforma exclusiva com oportunidades de emprego. 

Compromisso com a Qualificação Profissional 

O Instituto PROA tem uma longa trajetória na formação e apoio a jovens de baixa renda para ingressarem no mercado de trabalho. Fundado em 2007, já impactou mais de 36 mil alunos em seus projetos, incluindo a Plataforma PROA. Atualmente, a Plataforma PROA atua em vários estados do Brasil, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul está comprometido em enfrentar o desafio da falta de qualificação profissional dos jovens e em promover oportunidades reais de inserção no mercado de trabalho. A parceria com o Instituto PROA é uma das iniciativas que estão sendo implementadas para alcançar esse objetivo. 


Serviço – Plataforma PROA

Processo seletivo para a Plataforma PROA: até 15 de janeiro de 2024 
Início das aulas: 29 de janeiro de 2023 
Inscrições através do site: https://www.proa.org.br/plataforma-proa/ 

Requisitos para Participação: 

Idade entre 17 e 22 anos 
Residência no estado do Mato Grosso do Sul 
Estar cursando o último ano do Ensino Médio em escola pública ou já ter concluído essa etapa de ensino 
Disponibilidade de 500 vagas 

Fonte: Comunicação Semadesc
Foto: Divulgação
 

Você também pode gostar de ler