A senadora Soraya Thronicke, do PSB de Mato Grosso do Sul, confirmou que continuará como pré-candidata ao Senado Federal nas eleições de 2026. A definição foi anunciada por meio de nota de esclarecimento divulgada após especulações sobre uma possível composição política com o deputado federal e também pré-candidato ao Senado, Vander Loubet.
Segundo Soraya, ela recebeu de Vander o convite para integrar uma chapa única na condição de suplente. A parlamentar afirmou ter recebido a proposta com muita honra, destacando a relação política e pessoal mantida com o deputado.
No entanto, após um amplo diálogo com lideranças do PSB e com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, ficou definida a manutenção de sua pré-candidatura ao Senado.
O encontro político ocorreu nesta quarta-feira (15), em Brasília, e fez parte das articulações para a formação das chapas que disputarão as eleições de 2026 em Mato Grosso do Sul.
“Após um amplo diálogo com as lideranças do PSB e com o nosso vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, homem honrado e de reconhecida experiência política, ficou definida a manutenção da minha pré-candidatura ao Senado Federal”, declarou Soraya.
A manifestação encerra, pelo menos neste momento da pré-campanha, a possibilidade de a senadora abandonar a disputa pela reeleição para ocupar uma posição de suplência na chapa encabeçada por Vander Loubet.
Soraya ressaltou ainda que continuará sua caminhada eleitoral com o apoio do PSB e disse estar confiante na construção política que vem sendo conduzida pelo partido para as eleições deste ano.
“Sigo nessa caminhada com o apoio do partido e a confiança de que estamos no caminho certo”, afirmou.
Apesar de seguirem como pré-candidatos ao mesmo cargo, Soraya declarou que continuará politicamente alinhada com Vander Loubet na defesa de candidaturas vinculadas ao campo democrático.
“Vander e eu continuaremos unidos, trabalhando pelo fortalecimento do campo democrático e pela eleição de parlamentares comprometidos com o desenvolvimento do nosso Mato Grosso do Sul e com a melhoria da vida da nossa população”, declarou a senadora.
A decisão aumenta a expectativa em torno da formação das chapas majoritárias em Mato Grosso do Sul. Com Soraya e Vander mantendo, neste momento, suas respectivas pré-candidaturas, as articulações deverão continuar até o período das convenções partidárias, quando os partidos oficializarão seus candidatos e eventuais alianças para a disputa eleitoral.
A posição apresentada pela senadora demonstra que o PSB pretende preservar seu espaço na corrida pelo Senado, enquanto as lideranças partidárias continuam negociando a composição do campo político que deverá disputar as eleições de 2026 no Estado.
Fonte: Jornal Ms Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Dívidas rurais serão reguladas por medida provisória
Acordo prevê até 10 anos para pagamento e fundo garantidor
Publicado em 15/07/2026 às 15:55 - Atualizado em 15/07/2026 às 15:56 - Por Gabi Ferreira
Após rumores sobre suplência de Vander, Soraya diz que futuro eleitoral será definido com Lula e Alckmin
Senadora afirma as eleições de 2026 continuam e que qualquer decisão será construída com as lideranças partidárias e oficializada durante as convenções
Publicado em 15/07/2026 às 11:44 - Atualizado em 15/07/2026 às 14:24 - Por Renan Carrijo
Senado aprova pagamento automático de pensão alimentícia descontado em folha
Medida permite que valores sejam repassados diretamente ao responsável pela criança ou adolescente após decisão judicial
Publicado em 08/07/2026 às 14:20 - Atualizado em 08/07/2026 às 14:50 - Por Ana Benitez
Gerson Claro solicita melhorias na MS-080 para aumentar segurança em acesso a loteamento de Corguinho
Pedido prevê adequação dos acostamentos e criação de recuos laterais próximo ao Poção do Jaú, trecho que registra frequentes acidentes
Publicado em 07/07/2026 às 17:39 - Atualizado em 07/07/2026 às 17:41 - Por Ana Benitez
Soraya Thronicke garante novos equipamentos agrícolas para fortalecer a produção rural em Paranhos
Emenda de R$ 251,5 mil viabilizou a entrega de trator e implementos que vão atender agricultores familiares, assentamentos e comunidades rurais.
Publicado em 06/07/2026 às 13:42 - Atualizado em 06/07/2026 às 13:48 - Por Ana Benitez
Gerson Claro lidera pesquisa espontânea para deputado estadual em Mato Grosso do Sul
Levantamento realizado em 30 municípios aponta o presidente da Assembleia Legislativa na liderança das intenções de voto para deputado estadual em Mato Grosso do Sul
Publicado em 06/07/2026 às 12:39 - Atualizado em 06/07/2026 às 12:59 - Por Ana Benitez
Soraya Thronicke leva Prospera MS ao Pantanal Tech para fortalecer agricultura familiar
Projeto reúne 40 expositores de diversas regiões de Mato Grosso do Sul e amplia oportunidades de comercialização durante o evento realizado em Aquidauana
Publicado em 02/07/2026 às 14:38 - Atualizado em 02/07/2026 às 14:48 - Por Ana Benitez