Em uma iniciativa pioneira no Brasil, o Governo do Estado vai levar capacitação para fomentar o empreendedorismo nas comunidades indígenas do Mato Grosso do Sul. Esta ação será feita em parceria com o Sebrae por meio do programa “Empretec Indígena”, começando pela aldeia Anodi, em Brasilândia.
Para este trabalho conjunto foi assinado nesta sexta-feira (12) foi firmado um pacto de cooperação entre o Governo do Estado e o Sebrae. Os trabalhos de capacitação começaram nesta semana em Brasilândia com a etnia Ofaiés, tendo a participação de 32 mulheres que já têm um trabalho empreendedor dentro da aldeia.
Depois o programa (Empretec Indígena) segue para Miranda, onde haverá a capacitação na aldeia Cachoeirinha. O objetivo é levar conhecimento, independência, autonomia financeira e uma melhor qualidade de vida para as comunidades indígenas, que terão mais qualificação para empreender, valorizando sua cultura e costumes.
“Muitas pessoas não tiverem oportunidade de ter acesso a este sentimento de empreender. Esta capacitação vai chegar porque eles demandaram esta mudança e nós temos que estender a mão e oferecer as políticas públicas, levando em conta a realidade de cada comunidade. O Estado vai estar presente nas aldeias para levar desenvolvimentos as diversas comunidades, para ajudar na transformação da realidade”, afirmou o governador Eduardo Riedel.
Ele destacou a importância da parceria e trabalho conjunto com o Sebrae. “Eu participei do Empretec lá em 1998, da segunda turma que teve no Estado e na época foi algo extremamente inovador, pois mexeu com meu espírito empreendedor. Agora o programa chega nas comunidades indígenas, junto deste parceiro prioritário neste processo que é o Sebrae”, completou.
O presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, participou da solenidade e lembrou que esta iniciativa além de ajudar no aumento de renda dentro das comunidades, também irá resgatar a cultura indígena. “Ele trata principalmente do empreendedorismo feminino dentro das aldeias, junto com o conceito de protagonismo, autonomia, geração de renda e sustentabilidade. Principalmente no Mato Grosso do Sul que é o terceiro estado com maior população indígena”.
A expectativa é que o programa possa se expandir para outras comunidades indígenas do Estado, que contemple não apenas a capacitação, mas aceso ao mercado e outras iniciativas neste sentido. O termo de cooperação entre as partes inclusive terá a vigência de 12 meses.
“A ideia aqui é a gente expandir processos para outras comunidades. A próxima é Miranda. O Empretec é um curso que trabalha com comportamento, uma linha de empreendedorismo para mudança de comportamento. Vamos ampliar este trabalho para levar novas oportunidades. O desenvolvimento, com inclusão”, descreveu o diretor superintendente do Sebrae-MS, Cláudio Mendonça.
Autonomia e protagonismo
A aldeia Anodi, em Brasilândia, foi a primeira a receber o programa Empretec Indígena. O cacique Marcelo da Silva Lins ressaltou que esta capacitação vai levar autonomia financeira, protagonismo e novas oportunidades para comunidade, que já tem suas atividades empreendedoras.
“Nosso povo foi privilegiado por sediar este primeiro Empretec Indígena do Brasil. Começou nesta semana e hoje vamos encerrar com chave de ouro. Para nós povos indígenas esta iniciativa vai nos trazer autonomia, crescimento e conhecimento para lidar com os negócios, e assim desenvolver os potenciais que temos. Aqui 32 mulheres participaram da capacitação. Na segunda etapa será com os homens da aldeia”, contou o cacique.
A secretaria estadual de Cidadania, Viviane Luiza, explicou que o programa começou em Brasilândia por uma demanda da própria comunidade. “As mulheres da aldeia já produzem toalhas que inclusive aparecem em novela em horário nobre. Além de aprender mais sobre serem empresárias indígenas no Estado, também traz protagonismo e respeito as suas respectivas culturas”.
Ela destacou que a ideia de levar o programa para as comunidades surgiu deste trabalho do Estado dentro dos territórios indígenas. “Levamos ao Sebrae que abraçou o projeto e fez toda a adaptação na metodologia do programa para respeitar a realidade cultural de cada comunidade, para que nesta parceria possamos trabalhar o empreendedorismo nas aldeias, criando inclusão e sustentabilidade”.
O programa Empretec desenvolvido pelo Sebrae é uma metodologia criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) com o objetivo de desenvolver as qualidades típicas do comportamento de um empreendedor. Mais de 40 países oferecem o programa. Esta iniciativa voltada aos povos indígenas é algo inovador, que tem o apoio do Governo do Estado.
Fonte: Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Bruno Rezende
Você também pode gostar de ler
Expectativa de vida do brasileiro alcança 76,6 anos e atinge maior marca da história, aponta IBGE
Retomada após pandemia confirma trajetória de longevidade; mulheres seguem vivendo mais e mortalidade infantil volta a cair
Publicado em 29/11/2025 às 08:00 - Atualizado em 29/11/2025 às 08:41 - Por Redação MS Todo Dia
Sejusp apresenta mapa estratégico que orientará a segurança pública de MS até 2030
Documento define missão, metas e modelo de governança para reforçar ações no Estado.
Publicado em 28/11/2025 às 17:26 - Atualizado em 28/11/2025 às 17:56 - Por Redação MS Todo Dia
Por contaminação, Anvisa proíbe venda de lotes de sabão Ypê e Tixan
Contaminação por bactéria capaz de causar infecções graves foi detectada pela própria fabricante.
Publicado em 27/11/2025 às 19:22 - Atualizado em 27/11/2025 às 19:26 - Por Redação MS Todo Dia
Quase 163 mil trabalhadores de MS serão isentos com nova faixa do Imposto de Renda
Cerca de 229,6 mil declarantes de Imposto de Renda em Mato Grosso do Sul já não pagam o IR. Nova mudança aumenta esse número para 392 mil contribuintes.
Publicado em 27/11/2025 às 18:35 - Atualizado em 27/11/2025 às 19:18 - Por Redação MS Todo Dia
Prefeitura de Coxim anuncia novo cronograma da coleta de lixo no município; veja novos horários
A orientação é de que os moradores coloquem o lixo para fora apenas nos horários próximos ao da passagem do caminhão, evitando a dispersão de resíduos pelas vias públicas.
Publicado em 27/11/2025 às 18:01 - Atualizado em 27/11/2025 às 18:03 - Por Redação MS Todo Dia
Produtores de MS devem declarar rebanhos até dia 1º de dezembro; omissão leva a bloqueio e multas
Neste ano o prazo não será prorrogado. A declaração semestral de rebanhos deve ser realizada simultaneamente à Atualização Cadastral.
Publicado em 25/11/2025 às 16:37 - Atualizado em 25/11/2025 às 16:42 - Por Redação MS Todo Dia
Últimas horas de inscrição no processo seletivo para professor, em MS; salário chega a R$ 7,5 mil
A prova será aplicada no dia 7 de dezembro, no período vespertino, em Coxim e outras seis cidades.
Publicado em 25/11/2025 às 16:02 - Atualizado em 25/11/2025 às 16:34 - Por Redação MS Todo Dia
TJMS lança programa para agilizar e garantir medidas protetivas em até 48 horas
Somente em 2025, Mato Grosso do Sul registrou 37 vítimas de feminicídio. O número já supera o ano anterior.
Publicado em 25/11/2025 às 15:43 - Atualizado em 25/11/2025 às 15:47 - Por Redação MS Todo Dia
Feirão Limpa Nome, com descontos de até 99% para negociar dívidas, começa nesta terça (25)
O serviço estará com atendimento das 8h às 20h. Negociações atualizam status de dívidas imediatamente.
Publicado em 24/11/2025 às 18:20 - Atualizado em 24/11/2025 às 18:29 - Por Redação MS Todo Dia