Trâmites travam obra de ponte na Furnas do Jaurú e moradores temem ficarem ilhados

Os moradores cobram que poder público atenda aos pedidos para reparo na ponte que liga comunidade às cidades de Costa Rica e Alcinópolis

Imagem de compartilhamento para o artigo Trâmites travam obra de ponte na Furnas do Jaurú e moradores temem ficarem ilhados da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Os moradores da Furnas Jaurú, que fica entre as cidades de Costa Rica e Alcinópolis, denunciaram a situação que vivem atualmente com o medo de ficarem isolados. Isso porque trâmites burocráticos travam a obra e deixam as pontes sem manutenção e moradores temem que o acesso à comunidade seja prejudicado.

Conforme a moradora disse ao MS Todo Dia, a ponte foi reformada no mandato do prefeito antecessor do mandato atual de Costa Rica e no ano passado a estrutura foi comprometida após caminhões da Secretaria de Obras passarem pelo local. 

“Quebrou a ponte e foram embora e nunca mais mexeram, aí a gente correu atrás das duas prefeituras, porque aqui é assim, aqui é bem a divisa dos dois municípios. Alcinópolis iria mandar o dinheiro para a prefeitura da Costa Rica comprar madeira para fazer a ponte. Foi mandado o dinheiro para a licitação”, comentou.

Segundo ela, houve depósito do empenho em conta de Costa Rica e após licitação, a empresa vencedora não teria o material adequado para a obra. E com isso, a manutenção se arrasta e os moradores temem pelo pior.

“O secretário de obras [de Costa Rica] falou para nós que não podia fazer a ponte ainda porque a empresa que ganhou a licitação não tinha madeira adequada, a madeira adequada era outra empresa, então teriam que fazer de outro jeito. Então fica num jogo de empurra empurra”, comenta


Imagem ponte jauru 1

Para a reportagem, o prefeito de Alcinópolis, Dalmy Crisóstomo, afirmou que houve trâmites burocráticos, mas que obra deve sair do papel em breve. O prefeito afirma que até dia 10 de junho a manutenção já deve ser iniciada.

“Essa ponte é uma parceria dos dois municípios. E aí, juridicamente, deu divergência na maneira de a gente celebrar a parceria. Lá em Costa Rica, esse seria um consórcio, e aqui o nosso jurídico teria que ser convênio. Foi feito o repasse da parte do município de Alcinópolis. Esse dinheiro caiu numa outra conta que precisava de autorização [para ser movimentado]. Autorização da Câmara Municipal de Costa Rica. Agora, na hora de pegar a requisição das madeiras, do material, houve-se uma divergência no material. Então, está esperando chegar esse material para iniciar a obra, mas está tudo ok, contrato assinado, contas, ambas, depositado o dinheiro dos dois municípios. Não é falta de recurso em nenhum município", disse.

O prefeito garante que logo a obra deve ser iniciada e que apenas falta o material adequado."É só essa parte agora de chegar o material correto para iniciar a obra e a gente crê, até conversando com o secretário de obras de Costa Rica, que até, por patente. Previsto, de mais até no máximo o dia 10, a gente está iniciando essa. E agora a outra, que danificou recentemente, a gente precisa de ir lá, fazer um projeto para ela, para ver, para a gente fazer o convênio para também reformar ela da mesma maneira que essa. Mas em breve será sanado e solucionado o problema da região” afirmou.

O MS Todo Dia também entrou em contato com o prefeito Cleverson Alves e aguarda retorno.

Você também pode gostar de ler