O trabalho de combate aos incêndios florestais no Pantanal, em Mato Grosso do Sul, realizado pelo Corpo de Bombeiros, ocorre em diferentes áreas do bioma há 77 dias.
De acordo com divulgado pelo Governo do Estado, os focos de incêndio se intensificaram há uma semana e as ações ganharam reforços da aeronave ‘air tractor’ – desde terça-feira (11) –, que lança água em locais de difícil acesso e ainda desempenha importante papel de reconhecimento das chamas. Pelos rios, os bombeiros atuam para resgatar ribeirinhos e também para chegar aos locais onde as chamas ameaçam residências.
No sábado (15), em outra área distante aproximadamente 30 quilômetros de Corumbá, os bombeiros resgataram uma família de ribeirinhos, que teve a residência cercada pelo fogo e não conseguiu sair. A mãe e os três filhos - de 10, 5 anos e 12 meses - foram levados para a cidade e as equipes conseguiram proteger a casa e extinguir as chamas.
Também no fim de semana, nas proximidades da cidade de Corumbá, uma equipe foi acionada pelo SCI (Sistema de Comando de Incidentes), em Campo Grande, para efetuar o monitoramento e combate do foco do incêndio florestal. O deslocamento para a área queimada ocorreu com uso de embarcação, para preservar pastagens e evitar a evolução do foco para outras áreas, e a equipe contou com apoio da aeronave ‘air tractor’.
Mas a vegetação densa, alta e muito seca favoreceu a propagação acelerada do fogo, tornando ineficazes os esforços das equipes, tanto por terra como pelo ar. As condições atmosféricas e do combustível presente provocavam a reignição dos focos combatidos, em poucos minutos.
Na mesma região, a equipe que foi posicionada na área de adestramento do Rabicho realizou combate ao incêndio florestal pela retaguarda, na região da Nhecolândia, com auxílio de fuzileiros navais para combate e no suporte logístico daquela operação.
Também na Nhecolândia, os proprietários das fazendas na região do Taquari colocaram maquinários e funcionários à disposição, o que permitiu o controle de vários quilômetros da frente de fogo que veio do Paraguai Mirim. Em outro ponto, à margem direita do Rio Paraguai, na região do Formigueiro, também é feito combate ao incêndio florestal.
Na atual fase da Operação Pantanal 2024, mais de 100 bombeiros e militares atuam em operações de combate aos incêndios, inclusive com o apoio do Exército e da Marinha. O incêndio em frente à captação d’água em Corumbá foi controlado há cinco dias o que melhorou a qualidade do ar na cidade, aliado às ações de combate em outros focos, que também eram responsáveis por dispersar a fumaça, que hoje (17) tem uma situação mais amena.
Na Barra do Rio São Lourenço, a guarnição da base avançada na região permanece em monitoramento de um incêndio florestal no estado de Mato Grosso. Por meio de imagens de drone, foi constatado que as chamas não avançaram para Mato Grosso do Sul.
Na região do Forte Coimbra, uma guarnição em conjunto com os militares do exército extinguiu o incêndio florestal. A outra guarnição segue no monitoramento do foco de incêndio presente na Bolívia, às margens do Rio Paraguai, onde foi constatado uma linha de fogo de aproximadamente 600 metros, localizada 4,5 quilômetros após a fronteira com o país vizinho.
As demais bases estão dedicadas ao monitoramento, prevenção e orientação junto à comunidade local, testes operacionais e manutenção de equipamentos, garantindo ações de resposta dos bombeiros.
Operação
As ações de combate aos incêndios florestais em Mato Grosso do Sul tiveram início no dia 2 de abril – com a fase de prevenção – e no dia 15 de maio, pela primeira vez, começaram a instalação pelas equipes do Corpo de Bombeiros das bases localizadas em diferentes áreas no Pantanal.
Os locais servem de suporte para os bombeiros e equipamentos durante a temporada do fogo. No Pantanal, a instalação das bases avançadas ajuda a reduzir o tempo de resposta para as ações de combate em locais remotos e de difícil acesso, além de contribuir no monitoramento das áreas localizadas na divisa com o estado do Mato Grosso e na fronteira com a Bolívia.
A atuação dos bombeiros faz parte de um plano abrangente do Governo do Estado para mitigar os dados dos incêndios florestais no Pantanal, devido ao alerta climático para todo Mato Grosso do Sul que registra chuvas abaixo da média desde dezembro do ano passado.
(MS Todo Dia com informações Segov/Fotos: divulgação Bombeiros)
Você também pode gostar de ler
Câmara aprova projeto de Gerson Claro que autoriza Detran-MS a usar multa para bancar CNH Social
Iniciativa, aprovada na Assembleia Legislativa, permite custeio da carteira de motorista para pessoas de baixa renda com recursos arrecadados com multas de trânsito
Publicado em 21/10/2025 às 16:59 - Atualizado em 21/10/2025 às 17:03 - Por Felipe Dias
MPMS investiga descarte e armazenamento irregulares de agrotóxicos em propriedades rurais de Sonora
Promotoria instaurou dois inquéritos civis após autuações da Iagro que apontaram falhas graves no manejo e na destinação de produtos e embalagens
Publicado em 21/10/2025 às 14:53 - Atualizado em 21/10/2025 às 15:04 - Por Felipe Dias
Após morte de bebê em São Gabriel do Oeste, bombeiros reforçam alerta sobre afogamentos domésticos
Criança de 11 meses foi encontrada submersa em piscina de plástico; Corpo de Bombeiros orienta sobre prevenção e primeiros socorros
Publicado em 18/10/2025 às 13:22 - Atualizado em 18/10/2025 às 13:29 - Por Felipe Dias
Pare e Siga na BR-163 causa 3 km de lentidão entre Bandeirantes e São Gabriel do Oeste
Serviços ocorrem entre os quilômetros 557 e 559; tráfego é controlado pelo sistema “Pare e Siga”, segundo a Motiva Pantanal
Publicado em 18/10/2025 às 12:59 - Atualizado em 18/10/2025 às 13:08 - Por Felipe Dias
Ministério da Saúde descarta duas suspeitas de intoxicação por metanol em Mato Grosso do Sul
Com a atualização, Estado mantém duas investigações em andamento e apura se morte de homem de 42 anos tem relação com a substância
Publicado em 18/10/2025 às 12:35 - Atualizado em 18/10/2025 às 12:53 - Por Felipe Dias
Energisa testa plano fixo de conta de luz em Paranaíba e Coxim, além de outras cidades de MS
Nova modalidade permite pagar o mesmo valor por até 12 meses, sem variação por aumento de consumo; adesão vai até dezembro de 2025
Publicado em 18/10/2025 às 09:29 - Atualizado em 18/10/2025 às 09:55 - Por Felipe Dias
Homem é multado em R$ 15 mil por construir rancho e piscina em área de preservação às margens do Rio Taquari
Construção de 280 m² foi identificada pela PMA de Coxim em área protegida do bairro Santa Maria; edificação está a apenas 35 metros do rio, onde lei exige 100 metros de preservação
Publicado em 17/10/2025 às 17:59 - Atualizado em 17/10/2025 às 18:06 - Por Felipe Dias
Justiça mantém condenação de dois homens por homicídio qualificado em Três Lagoas
Crime ocorreu durante festa em 2021, quando vítima foi morta a facadas após briga provocada por adulteração de bebida; penas somam mais de 43 anos de prisão
Publicado em 17/10/2025 às 17:04 - Atualizado em 17/10/2025 às 17:05 - Por Felipe Dias
Polícia Militar leva música e carinho a idosos durante visita à Casa Lar em Coxim
Ação faz parte da Operação Virtude e teve apoio da Secretaria de Assistência Social; idoso de 102 anos chamou atenção pela alegria e disposição
Publicado em 17/10/2025 às 15:38 - Atualizado em 17/10/2025 às 15:50 - Por Felipe Dias
Um mês após acidente com chapa, menina de 10 anos segue internada na Santa Casa de Campo Grande
Everly Sophia sofreu queimaduras graves no rosto, pescoço, tórax e braços em Coxim; família e amigos mantêm corrente de oração pela recuperação da criança
Publicado em 17/10/2025 às 15:12 - Atualizado em 17/10/2025 às 15:37 - Por Felipe Dias