Peão apadrinhado por Weliton Guimarães de Alcinópolis, Diego Garcia, de Chapadão do Sul, conquistou vitória no grande rodeio de Americana-SP no último fim de semana. Diego, que tem o patrocínio de Weliton, sagrou-se campeão na modalidade cutiano.
O rodeio de Americana é considerado um dos maiores do interior paulista e conforme disse ao MS Todo Dia, a primeira participação foi emocionante e, de cara, consagrou-se vencedor.
“Sem palavras. Hoje todo competidor que está no rodeio sonha em participar do rodeio de Americana. E eu fui convidado para participar do Rodeio de Americana através da equipe Rosetta, que é o campeonato que eu represento, que eu participo. Fui lá como no meu primeiro ano e consegui montar bem, sortear bons animais e consegui sair com a vitória, sair campeão. Então, uma felicidade muito grande. Primeiro ano participando, primeiro ano consegui sair de lá campeão, não tem nem explicação”, comentou.
O competidor explicou à reportagem que a disputa é bastante acirrada, porque reune os melhores da região. Foi necessário foco e determinação para sair vencedor.
“É um rodeio muito disputado, um rodeio muito difícil. As tropas escaladas para participar lá são de animais muito difíceis, então você tem que chegar lá bem preparado, bem focado, bem atento a tudo, sabe? Porque é um rodeio grande e todo rodeio você tem que chegar sempre atento, sempre focado. Mas ali eu creio que a gente chega um pouco mais ainda, né, pela dimensão do rodeio”, comentou.
Resultado Final – Copa Rozeta Cutiano de Americana:
Diego Silva Garcia (Chapadão do Sul-MS) – 270,00 pontos
Diego Piovezan (Piracicaba-SP) – 268,50 pontos
Ari Piovezan Jr. (Piracicaba-SP) – 268,25 pontos
Eder Carlos Fiori (Ap. do Taboado-MS) – 268,25 pontos
Paulo Sérgio da Silva (Monte Mor-SP) – 267,00 pontos
Patrocínio importante
Diego descreve que o patrocínio de Weliton Guimarães foi importante para chegar até Americana. Vale lembrar que Weliton também foi patrocinador do vencedor da PBR (Professional Bull Riders) nos Estados Unidos, Cássio Dias. Leia a matéria do MS Todo Dia aqui.
“Com certeza o patrocínio do Weliton é fundamental, não só para mim. Ele patrocina e ajuda vários outros peões do campeonato. E como eu falei, por trás de toda grande festa, tem um patrocinador ali ajudando, fazendo acontecer. Ele está por trás da gente patrocinando de uma forma ou de outra ajudando com material, que ele deu duas calças de couro, mandou fazer calça de couro pra mim e me dá em dinheiro mesmo, quando às vezes eu preciso para ir no rodeio, sempre me ajudou bastante e é fundamental isso aí, né? Além de dar ajuda, ele gosta, faz por amor, porque ele gosta do esporte, sem retorno nenhum”, disse, agradecido.
A modalidade
A modalidade de rodeio cutiano, em que Diego foi o campeão, foi criada no Brasil e foi uma das pioneiras no país, tanto que ela nem existe em competições internacionais. Basicamente, o peão precisa permanecer os 8 segundos sobre o animal do mesmo jeito que acontece nas montarias em touro. O que muda é que neste caso a pontuação é atribuída de acordo com as esporeadas que o cavaleiro dá sobre o animal.
(MS Todo Dia/fotos: divulgação)
Você também pode gostar de ler
Trabalhadores encerram paralisação em obra de alojamento da Arauco em Inocência após acordo com empreiteira
Greve durou cerca de 24 horas e terminou após negociação entre operários e empresa Opus Construtech; trabalhadores exigiam cumprimento de direitos previstos em acordo coletivo
Publicado em 05/06/2025 às 15:00 - Por Felipe Dias
Programa “Regulariza Costa Rica” oferece até 100% de desconto em juros e multas para quitar dívidas municipais
Contribuintes têm até 31 de dezembro de 2025 para aderir ao programa e regularizar débitos com condições especiais de parcelamento em até 60 vezes
Publicado em 05/06/2025 às 11:46 - Atualizado em 05/06/2025 às 12:13 - Por Maria Paula
Homem condenado por estupro de vulnerável é preso em Chapadão do Sul
Mandado de prisão foi cumprido nesta quarta (4); pena prevista é de 12 anos
Publicado em 05/06/2025 às 09:38 - Atualizado em 05/06/2025 às 09:42 - Por Maria Paula
Paraíso das Águas inicia plantio de mil mudas nativas durante a Semana do Meio Ambiente
Ação acontece em área de 3 hectares e faz parte das atividades de preservação ambiental promovidas pela prefeitura
Publicado em 05/06/2025 às 09:10 - Atualizado em 05/06/2025 às 09:25 - Por Maria Paula
Ainda dá tempo: Casa do Trabalhador de Chapadão do Sul tem 199 vagas abertas nesta semana
Atendimento vai até às 11h e inclui setores variados; candidatos recebem orientação no local
Publicado em 05/06/2025 às 08:27 - Atualizado em 05/06/2025 às 08:56 - Por Maria Paula
Deputados conhecem detalhes da regionalização da saúde e da PPP do Hospital Regional de MS
Projeto prevê expansão de leitos e exames em cinco macrorregiões do estado, com hospital novo em Corumbá
Publicado em 05/06/2025 às 07:49 - Atualizado em 05/06/2025 às 08:15 - Por Maria Paula
Chapadão do Sul e Figueirão terão dia nublado nesta quinta; veja como fica o tempo na região
Previsão aponta variação de nuvens e umidade elevada em cidades da região norte de MS
Publicado em 05/06/2025 às 06:59 - Atualizado em 05/06/2025 às 07:23 - Por Maria Paula
Carreta carregada de pedra pega fogo e assusta caminhoneiro na MS-214, em Coxim
Fogo destruiu parte do veículo e mobilizou o Corpo de Bombeiros; motorista conseguiu evitar que chamas atingissem o caminhão
Publicado em 04/06/2025 às 18:32 - Atualizado em 04/06/2025 às 18:36 - Por Felipe Dias
Criança de 6 anos é atropelada por caminhonete em São Gabriel do Oeste
Menina trafegava de bicicleta quando foi atingida e teve de ser encaminhada para Campo Grande após atendimento de urgência
Publicado em 04/06/2025 às 17:36 - Atualizado em 04/06/2025 às 18:02 - Por Felipe Dias
Fogo atinge cômodo de casa em Coxim e é controlado pelos bombeiros antes de se espalhar
Incêndio atingiu residência no bairro Vila Bela na tarde desta terça-feira (4); ninguém ficou ferido
Publicado em 04/06/2025 às 16:14 - Atualizado em 04/06/2025 às 16:15 - Por Felipe Dias