Frequentemente, mitos sobre o teste de alcoolemia, popularmente conhecido como bafômetro, circulam na internet, gerando dúvidas entre motoristas. Em resposta, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) se vê na obrigação de esclarecer essas questões.
Recentemente, viralizou a notícia de que alguns pães de forma possuem teor alcoólico detectável pelos bafômetros, semelhante ao ocorrido anos atrás com bombons de licor e enxaguantes bucais contendo álcool.
Nesses casos, um resultado positivo no bafômetro é temporário. Após 5 a 10 minutos e um novo teste, o motorista será liberado, desde que não tenha ingerido bebida alcoólica.
O álcool presente em produtos como enxaguantes bucais e bombons de licor se encontra temporariamente na mucosa da boca e não no sangue, evaporando em 2 a 5 minutos.
Ruben Ajala, Gerente Especial de Fiscalização e Patrulhamento Viário do Detran-MS, explica que os Agentes de Autoridade de Trânsito são treinados para lidar com essas situações.
“Durante a abordagem, os agentes fazem um teste passivo. Se houver um sinal positivo, eles conversam com o motorista, buscando sinais de embriaguez. Após 10 minutos, um novo teste é realizado. Se negativo, o motorista é liberado; se positivo, o álcool está na corrente sanguínea e o motorista enfrenta as consequências legais”.
O Conselho Federal de Farmácia também divulgou uma Nota Informativa confirmando a presença de álcool em pães de forma. No entanto, a quantidade não é suficiente para produzir um resultado positivo definitivo no bafômetro, sendo suscetível a um falso positivo e não comprometendo a capacidade de dirigir.
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
No aniversário, policiais surpreendem menino de 6 anos com presente e passeio de viatura em Coxim
Surpresa aconteceu após avó do pequeno Pyetro contar aos militares que ele é um grande fã da Polícia Militar
Publicado em 10/09/2024 às 16h50 - Atualizado em 10/09/2024 às 16h52 - Por Felipe Dias
PMA localiza proprietário de Fazenda que deixou gado morrer de sede em MS
O fazendeiro será investigado por maus-tratos, com pena de até 1 ano de prisão; ele também será multado
Publicado em 09/09/2024 às 10h21 - Atualizado em 09/09/2024 às 11h01 - Por Renan Carrijo
Gado sai em busca de água e morre atolado às margens do Rio Taquari em Coxim
Policiais Militares Ambientais foram até o local para investigar o caso; proprietário da fazenda será investigado por maus-tratos
Publicado em 06/09/2024 às 11h38 - Atualizado em 06/09/2024 às 11h40 - Por Renan Carrijo