Frequentemente, mitos sobre o teste de alcoolemia, popularmente conhecido como bafômetro, circulam na internet, gerando dúvidas entre motoristas. Em resposta, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) se vê na obrigação de esclarecer essas questões.
Recentemente, viralizou a notícia de que alguns pães de forma possuem teor alcoólico detectável pelos bafômetros, semelhante ao ocorrido anos atrás com bombons de licor e enxaguantes bucais contendo álcool.
Nesses casos, um resultado positivo no bafômetro é temporário. Após 5 a 10 minutos e um novo teste, o motorista será liberado, desde que não tenha ingerido bebida alcoólica.
O álcool presente em produtos como enxaguantes bucais e bombons de licor se encontra temporariamente na mucosa da boca e não no sangue, evaporando em 2 a 5 minutos.
Ruben Ajala, Gerente Especial de Fiscalização e Patrulhamento Viário do Detran-MS, explica que os Agentes de Autoridade de Trânsito são treinados para lidar com essas situações.
“Durante a abordagem, os agentes fazem um teste passivo. Se houver um sinal positivo, eles conversam com o motorista, buscando sinais de embriaguez. Após 10 minutos, um novo teste é realizado. Se negativo, o motorista é liberado; se positivo, o álcool está na corrente sanguínea e o motorista enfrenta as consequências legais”.
O Conselho Federal de Farmácia também divulgou uma Nota Informativa confirmando a presença de álcool em pães de forma. No entanto, a quantidade não é suficiente para produzir um resultado positivo definitivo no bafômetro, sendo suscetível a um falso positivo e não comprometendo a capacidade de dirigir.
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Ministério Público aciona Justiça para garantir transporte adaptado a universitários em Coxim
Estudante percorre 50 minutos em cadeira motorizada após suspensão de ônibus escolar adaptado
Publicado em 13/02/2026 às 10:50 - Atualizado em 13/02/2026 às 11:21 - Por Day Silva
Estado abre 14 vagas com salário de R$ 5,5 mil para área social
Estado abre 14 vagas com salário de R$ 5,5 mil para área social
Publicado em 11/02/2026 às 17:43 - Atualizado em 11/02/2026 às 17:45 - Por Redação
Imasul alerta para elevação do nível dos rios Taquari e Aquidauana
Autorides monitoram risco de alagamento e danos a ribeirinhos
Publicado em 04/02/2026 às 17:54 - Por Redação
Chuva de 40 mm em 30 minutos deixa rastro de destruição em bairros de COxim
Defesa Civil alerta moradores de áreas de risco
Publicado em 03/02/2026 às 13:45 - Atualizado em 03/02/2026 às 13:51 - Por Redação
Coxim entra na mira do TCE e terá sistema de transporte escolar vistoriado
Auditoria do Tribunal de Contas acontece entre os dias 23 e 27 de fevereiro e pode trazer implicações à gestão municipal
Publicado em 30/01/2026 às 15:56 - Atualizado em 30/01/2026 às 15:59 - Por Redação
Coordenador ganha justa causa após manter relacionamentos com subordinadas em MS
Reincidência do comportamento feriram os princípios da ética profissiona
Publicado em 28/01/2026 às 16:49 - Atualizado em 28/01/2026 às 16:50 - Por Redação
MP cobra correções após auditoria apontar falhas graves em obras da MS-276 e MS-145
Problemas de drenagem, riscos de acidentes e passivos ambientais foram identificados
Publicado em 28/01/2026 às 16:46 - Atualizado em 28/01/2026 às 16:47 - Por Redação