Durante esta semana, estelionatários têm enviado e-mails para várias empresas, falsamente alegando serem do Corpo de Bombeiros Militar e solicitando o pagamento de uma suposta taxa de vistoria em edificações. Na tarde desta quarta-feira (14), a corporação emitiu um alerta oficial desmentindo a prática e esclarecendo que se trata de um golpe.
De acordo com a nota divulgada pelos militares, o Corpo de Bombeiros não realiza a cobrança de taxas através de e-mails, nem envia boletos para a emissão ou validação de certificados de vistoria. Em um dos casos relatados, os golpistas enviaram um link que direcionava para um site falso, onde era solicitado o pagamento de uma “taxa”.
Os militares reforçam que qualquer comunicação oficial do Corpo de Bombeiros será feita apenas através do e-mail com o domínio @cbm.ms.gov.br e alertam que as pessoas que receberem esses e-mails fraudulentos devem informar imediatamente a autoridade policial local.
No Mato Grosso do Sul, a emissão de certificado de vistoria para o Processo de Segurança Contra Incêndio e Pânico é regulamentada pela Lei Nº 4.335 de 10/04/2013, além de outras normas técnicas, todas disponíveis no site oficial da corporação: www.bombeiros.ms.gov.br.
Orientações importantes:
1. O Corpo de Bombeiros não envia e-mails para solicitação de taxas. Qualquer comunicação oficial seguirá o padrão da instituição com o domínio @cbm.ms.gov.br.
2. Para emitir um certificado de vistoria ou consultar informações sobre segurança contra incêndio e pânico, acesse o site oficial [www.bombeiros.ms.gov.br](http://www.bombeiros.ms.gov.br) e clique em “SISTEMA PREVENIR” no rodapé da página.
3. Em caso de dúvidas, procure a Seção de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros do seu município.
Fonte: MS Todo Dia com CG News
Você também pode gostar de ler
Ministério Público aciona Justiça para garantir transporte adaptado a universitários em Coxim
Estudante percorre 50 minutos em cadeira motorizada após suspensão de ônibus escolar adaptado
Publicado em 13/02/2026 às 10:50 - Atualizado em 13/02/2026 às 11:21 - Por Day Silva
Estado abre 14 vagas com salário de R$ 5,5 mil para área social
Estado abre 14 vagas com salário de R$ 5,5 mil para área social
Publicado em 11/02/2026 às 17:43 - Atualizado em 11/02/2026 às 17:45 - Por Redação
Imasul alerta para elevação do nível dos rios Taquari e Aquidauana
Autorides monitoram risco de alagamento e danos a ribeirinhos
Publicado em 04/02/2026 às 17:54 - Por Redação
Chuva de 40 mm em 30 minutos deixa rastro de destruição em bairros de COxim
Defesa Civil alerta moradores de áreas de risco
Publicado em 03/02/2026 às 13:45 - Atualizado em 03/02/2026 às 13:51 - Por Redação
Coxim entra na mira do TCE e terá sistema de transporte escolar vistoriado
Auditoria do Tribunal de Contas acontece entre os dias 23 e 27 de fevereiro e pode trazer implicações à gestão municipal
Publicado em 30/01/2026 às 15:56 - Atualizado em 30/01/2026 às 15:59 - Por Redação
Coordenador ganha justa causa após manter relacionamentos com subordinadas em MS
Reincidência do comportamento feriram os princípios da ética profissiona
Publicado em 28/01/2026 às 16:49 - Atualizado em 28/01/2026 às 16:50 - Por Redação
MP cobra correções após auditoria apontar falhas graves em obras da MS-276 e MS-145
Problemas de drenagem, riscos de acidentes e passivos ambientais foram identificados
Publicado em 28/01/2026 às 16:46 - Atualizado em 28/01/2026 às 16:47 - Por Redação