A Universidade de São Paulo (USP) está oferecendo um curso online gratuito de programação voltado para garotas e pessoas não-binárias que se identificam com o gênero feminino e já concluíram ou estão cursando o ensino médio. Intitulado "Meninas Programadoras: Introdução à Programação para Alunas do Ensino Médio ou Concluintes", o curso está com inscrições abertas até domingo, 8 de setembro.
As aulas serão realizadas aos sábados, das 14h às 17h, entre 21 de setembro e 19 de outubro. Para participar, é necessário ter um computador com acesso à internet. O curso é oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP e destina-se a alunas do ensino médio e àquelas que já completaram o ensino médio, independentemente de quanto tempo tenha passado.
As participantes que completarem pelo menos 75% das atividades propostas receberão um certificado de conclusão da USP. O curso será ministrado através das plataformas Google Classroom e Google Meet, com uso de ferramentas específicas de programação.
Para se inscrever, acesse o link de inscrição e obtenha mais informações no site do curso. É fundamental preencher o e-mail corretamente no Sistema Apolo da USP, pois todas as comunicações sobre o envio de documentação, resultados da seleção e acompanhamento das aulas serão feitas através deste contato.
Em caso de dúvidas, basta entrar em contato pelo e-mail meninasprogramadoras@icmc.usp.br.
Fonte: Jornal Ms Todo Dia
Fotos: Assesoria de Comunicação
Você também pode gostar de ler
Detran-MS libera parcelamento online para primeira habilitação e renovação da CNH
Novo serviço no portal Meu Detran permite iniciar processo sem sair de casa
Publicado em 15/05/2026 às 18:24 - Atualizado em 15/05/2026 às 18:26 - Por Murilo Mendes
Cidadão já pode parcelar serviços de habilitação em MS diretamente no portal Meu Detran
A iniciativa faz parte do processo de transformação digital do Governo do Estado e do Detran-MS, que vem ampliando os serviços online para oferecer mais comodidade e agilidade
Publicado em 15/05/2026 às 08:31 - Por Gabi Ferreira
Febraban alerta para golpe do falso emprego e orienta candidatos sobre como evitar fraudes
Criminosos usam falsas vagas para obter documentos, dados bancários e até assinaturas digitais das vítimas
Publicado em 13/05/2026 às 10:23 - Atualizado em 13/05/2026 às 10:24 - Por Gabi Ferreira
Ponte é interditada em Coxim após risco de desabamento e estrutura provisória é planejada
Vistoria técnica identificou graves danos em ponte sobre o Córrego da Pedra, que é rota essencial para moradores e produtores rurais
Publicado em 08/05/2026 às 10:28 - Atualizado em 08/05/2026 às 11:03 - Por Gabi Ferreira
Maio Amarelo: Detran-MS promove o evento de qualificação de instrutores sobre as normas do CNH do Brasil
As inscrições são gratuitas e vão até o dia 17 de maio e podem ser feitas de forma online
Publicado em 08/05/2026 às 10:09 - Atualizado em 08/05/2026 às 10:28 - Por Gabi Ferreira
Detran-MS alerta para golpe com falsa “renovação automática” da CNH
Links fraudulentos circulam principalmente pelo WhatsApp e induzem vítimas a fornecer dados e pagar taxas indevidas via PIX
Publicado em 30/04/2026 às 10:31 - Atualizado em 30/04/2026 às 10:53 - Por Gabi Ferreira
IPVA 2026: quarta parcela vence nesta quinta-feira em Mato Grosso do Sul
Pagamento deve ser feito até 30 de abril para evitar multas e garantir regularidade do veículo
Publicado em 28/04/2026 às 09:04 - Atualizado em 28/04/2026 às 09:13 - Por Gabi Ferreira
MPMS acompanha cumprimento de acordo após incêndio que destruiu mais de 160 hectares em Coxim
Responsável foi multado e deverá recuperar área degradada; caso envolveu cinco propriedades rurais
Publicado em 24/04/2026 às 09:38 - Atualizado em 24/04/2026 às 09:59 - Por Gabi Ferreira