Na noite desta terça-feira (17), um espetáculo celestial encantou observadores de todo o Brasil: um eclipse parcial da Lua. Se você perdeu essa oportunidade, não se preocupe! A reportagem do MS Todo Dia traz para você o registro incrível feito pelo fotógrafo Wilmar Carrilho, de 62 anos, diretamente da capital de Mato Grosso do Sul, Campo Grande.
O Fenômeno em Detalhes
Um eclipse parcial da Lua ocorre quando apenas uma parte da Lua passa pela umbra, a sombra mais escura da Terra, que não recebe nenhuma luz solar. Antes de entrar totalmente na umbra, a Lua passa pela penumbra, uma sombra mais clara onde ainda há um pouco de luz do Sol. Durante essa fase penumbral, que começou às 21h41, não se percebe nenhuma mudança a olho nu.
Às 23h12, a Lua começou a entrar na umbra, fazendo com que uma pequena parte dela escurecesse, dando a impressão de uma "mordidinha" que vai crescendo até o máximo do eclipse parcial às 23h44. No ápice do fenômeno, apenas 3,5% da área total da Lua estava escura, proporcionando um espetáculo sutil mas fascinante.
Sequência dos Eclipses
Eclipses da Lua e do Sol geralmente acontecem em sequência. O próximo eclipse solar está previsto para o dia 2 de outubro. "Todo eclipse total da Lua tem primeiro a fase penumbral, depois a parcial, seguida pela total, e então retorna à fase parcial e à penumbral. No caso de um eclipse parcial, há apenas as fases penumbral e parcial", explica Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional.
Fonte: MS Todo Dia
Fotos: Wilmar Carrilho
Você também pode gostar de ler
Detran-MS libera parcelamento online para primeira habilitação e renovação da CNH
Novo serviço no portal Meu Detran permite iniciar processo sem sair de casa
Publicado em 15/05/2026 às 18:24 - Atualizado em 15/05/2026 às 18:26 - Por Murilo Mendes
Cidadão já pode parcelar serviços de habilitação em MS diretamente no portal Meu Detran
A iniciativa faz parte do processo de transformação digital do Governo do Estado e do Detran-MS, que vem ampliando os serviços online para oferecer mais comodidade e agilidade
Publicado em 15/05/2026 às 08:31 - Por Gabi Ferreira
Febraban alerta para golpe do falso emprego e orienta candidatos sobre como evitar fraudes
Criminosos usam falsas vagas para obter documentos, dados bancários e até assinaturas digitais das vítimas
Publicado em 13/05/2026 às 10:23 - Atualizado em 13/05/2026 às 10:24 - Por Gabi Ferreira
Ponte é interditada em Coxim após risco de desabamento e estrutura provisória é planejada
Vistoria técnica identificou graves danos em ponte sobre o Córrego da Pedra, que é rota essencial para moradores e produtores rurais
Publicado em 08/05/2026 às 10:28 - Atualizado em 08/05/2026 às 11:03 - Por Gabi Ferreira
Maio Amarelo: Detran-MS promove o evento de qualificação de instrutores sobre as normas do CNH do Brasil
As inscrições são gratuitas e vão até o dia 17 de maio e podem ser feitas de forma online
Publicado em 08/05/2026 às 10:09 - Atualizado em 08/05/2026 às 10:28 - Por Gabi Ferreira
Detran-MS alerta para golpe com falsa “renovação automática” da CNH
Links fraudulentos circulam principalmente pelo WhatsApp e induzem vítimas a fornecer dados e pagar taxas indevidas via PIX
Publicado em 30/04/2026 às 10:31 - Atualizado em 30/04/2026 às 10:53 - Por Gabi Ferreira
IPVA 2026: quarta parcela vence nesta quinta-feira em Mato Grosso do Sul
Pagamento deve ser feito até 30 de abril para evitar multas e garantir regularidade do veículo
Publicado em 28/04/2026 às 09:04 - Atualizado em 28/04/2026 às 09:13 - Por Gabi Ferreira
MPMS acompanha cumprimento de acordo após incêndio que destruiu mais de 160 hectares em Coxim
Responsável foi multado e deverá recuperar área degradada; caso envolveu cinco propriedades rurais
Publicado em 24/04/2026 às 09:38 - Atualizado em 24/04/2026 às 09:59 - Por Gabi Ferreira
Motociclista relata ataque de onça-parda em rodovia de Ribas do Rio Pardo
Jovem sofreu escoriações leves; caso ainda não foi confirmado por autoridades ambientais
Publicado em 24/04/2026 às 07:44 - Atualizado em 24/04/2026 às 07:55 - Por Gabi Ferreira