Anvisa proíbe comércio e uso do termômetro com coluna de mercúrio no Brasil

Equipamentos com mercúrio são considerados perigosos ao meio ambiente e devem ser substituídos por alternativas mais seguras

Imagem de compartilhamento para o artigo Anvisa proíbe comércio e uso do termômetro com coluna de mercúrio no Brasil da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Sabe aquele termômetro tradicional, com uma coluna de mercúrio prateada que sobe e desce conforme a temperatura? Pois bem, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a fabricação, importação, comercialização e uso desses termômetros e esfigmomanômetros (medidores de pressão arterial) em todo o território nacional. A resolução foi publicada nesta terça-feira (24) no Diário Oficial da União.

A decisão da Anvisa faz parte de uma iniciativa regulatória aprovada em 2022, em resposta à Convenção de Minamata, realizada no Japão em 2013. O Brasil, como signatário da convenção, comprometeu-se a reduzir o uso do mercúrio globalmente até 2020. Embora o metal pesado não represente um perigo direto para os usuários desses equipamentos, ele se torna um agente tóxico perigoso quando descartado no meio ambiente.

A Anvisa reforça que já existem no mercado alternativas seguras e eficazes que não utilizam mercúrio. “Termômetros e esfigmomanômetros digitais são produtos para a saúde de uso difundido no Brasil e possuem as mesmas indicações clínicas que os que contêm mercúrio. Esses dispositivos também possuem a sua precisão avaliada compulsoriamente pelo Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade e são ambientalmente mais sustentáveis”, destaca a agência.

Os termômetros e esfigmomanômetros digitais, além de não utilizarem mercúrio, oferecem a mesma precisão e confiabilidade dos equipamentos tradicionais. Eles são projetados para facilitar a leitura dos resultados e garantir maior segurança tanto para os profissionais de saúde quanto para os pacientes.

Lembrando que a proibição não se aplica a produtos destinados à pesquisa, calibração de instrumentos ou uso como padrão de referência.

Fonte: MS Todo Dia
Foto: Assessoria

Você também pode gostar de ler

X