No Dia do Pintor, celebrado em 18 de outubro, Jurandir de Souza Nogueira, 67 anos, pintor há mais de 45 anos, mostra que a pintura é muito mais do que um trabalho. Com uma história que começou em Três Lagoas e o levou a se estabelecer em Costa Rica, ele mostra amor pelo ofício e dedicação a cada pincelada.
Jurandir começou sua carreira como pintor em Três Lagoas, e desde cedo, viu na profissão uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Em 1979, ele se mudou para Costa Rica, onde inicialmente trabalhou em instituições como bancos e no fórum, mas logo voltou à pintura, profissão que ele considera gratificante.
"A pintura é uma profissão muito boa, e o mais importante é fazer um trabalho bem feito, ver que a pessoa ficou contente. Isso é o que me deixa contente", conta Jurandir.
Para Jurandir, a qualidade e a sinceridade são princípios fundamentais. Ele destaca que um bom pintor deve ser honesto e verdadeiro com seus clientes, sempre buscando fazer o melhor trabalho possível.
"A palavra de Deus diz que tudo que você for fazer, faça bem feito, como se fosse para o Senhor, e você será gratificado. Isso me guiou na carreira", compartilha.
Ele também destaca a importância de servir ao próximo, e afirma que não trabalha apenas pelo dinheiro. Ao longo dos anos, Jurandir realizou muitos serviços de forma voluntária, principalmente para igrejas, como uma maneira de servir à Deus.
Jurandir conta que quando começou os métodos e materiais eram bastante diferentes dos de hoje. "Não existia rolo de pintura, nem compressor. A gente pintava com brocha e era só cal. Manipulávamos as cores, porque não havia as tintas látex que vemos hoje", relembra.
Com o tempo, a evolução trouxe novas tintas, ferramentas e técnicas, exigindo dos pintores a capacidade de se adaptar e aprender constantemente.
"A pintura foi se renovando e surgiram materiais e ferramentas novas. Para acompanhar, é preciso estudar e conhecer esses produtos. E, acima de tudo, não ter vergonha de perguntar. A gente está sempre aprendendo", enfatiza.
Como todo profissional, Jurandir enfrentou desafios e teve que lidar com prejuízos em alguns projetos. "Existem serviços que são difíceis e exigem muito conhecimento e prática. Às vezes, as intempéries nos fazem perder, mas isso não deve nos desmotivar. É preciso adquirir conhecimento para ser mais eficiente."
Ainda assim, ele destaca a gratificação que vem ao finalizar um trabalho e ver o cliente satisfeito. "Não basta só o cliente gostar, é importante que eu também goste, porque conheço o trabalho e sei quando ele foi bem feito. Quando a pessoa que recebe o serviço elogia e indica, é a maior recompensa."
Jurandir aconselha os jovens que estão começando na profissão a serem sinceros e a se dedicarem ao aprendizado contínuo. "A pintura é um trabalho bom, mas você precisa ser honesto e verdadeiro. É um negócio que dá para prosperar se feito da maneira certa."
Para ele, o futuro da profissão depende de continuar valorizando o trabalho bem feito e mantendo a humildade de aprender todos os dias. "Muitas vezes, eu não preciso procurar serviço. As pessoas me chamam porque sabem que eu faço o trabalho direito. Quando fazemos um bom trabalho, o cliente vai valorizar isso e reconhecer", conclui.
A equipe do MS Todo Dia parabeniza todos os pintores pela dedicação com a profissão!
Fonte: MS Todo Dia
Foto: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Suicídio já tirou a vida de 80 jovens em MS neste ano; setembro amarelo reforça ações de prevenção
Parlamento, universidades, justiça e governo unem esforços para ampliar o diálogo e fortalecer políticas de acolhimento
Publicado em 11/09/2025 às 15:00 - Atualizado em 11/09/2025 às 15:02 - Por Felipe Dias
Ex-prefeito de Três Lagoas e empresa de construção são condenados por fraude em contratos de lixo
Justiça determina ressarcimento de R$ 7,3 milhões, suspensão de direitos políticos e proibição de contratar com poder público
Publicado em 10/09/2025 às 18:22 - Atualizado em 10/09/2025 às 18:24 - Por Felipe Dias
Deputada Mara Caseiro solicita construção de rampa náutica de concreto no Rio Taquari, em Pedro Gomes
Pedido encaminhado ao governador e à Agesul busca garantir segurança, fomentar turismo e fortalecer economia local
Publicado em 10/09/2025 às 17:38 - Atualizado em 10/09/2025 às 17:39 - Por Felipe Dias
MP investiga uso irregular de fogo em 214 hectares de vegetação nativa em Coxim
Fiscalização do Imasul apontou queima sem autorização em propriedade rural; multa foi de R$ 215 mil
Publicado em 09/09/2025 às 17:03 - Atualizado em 09/09/2025 às 17:04 - Por Felipe Dias
Deputada Mara Caseiro solicita revitalização da ponte velha em Coxim para transformar local em atrativo turístico
Parlamentar pede ao governador Eduardo Riedel e à Agesul recursos para reforma estrutural e estética do marco histórico da cidade
Publicado em 09/09/2025 às 15:27 - Atualizado em 09/09/2025 às 15:29 - Por Felipe Dias
Trabalhador sofre descarga elétrica e tem 74% do corpo queimado em Coxim
Vítima recebeu choque de alta tensão enquanto instalava calha em residência no bairro Senhor Divino e está em estado crítico
Publicado em 06/09/2025 às 11:21 - Atualizado em 06/09/2025 às 11:38 - Por Felipe Dias
Explosão da indústria de celulose pressiona cidades de MS e leva Senado a discutir impactos sociais
Audiência pública deve reunir governo federal, prefeituras e empresas para tratar de gargalos em saúde, habitação e educação no Vale da Celulose
Publicado em 06/09/2025 às 10:21 - Atualizado em 06/09/2025 às 10:54 - Por Felipe Dias
Justiça obriga Paranaíba a revisar Plano Diretor Municipal após quase 20 anos sem atualização
Decisão atende ação do MPMS e impõe prazo de 90 dias para revisão; falta de planejamento urbano gerou ocupações irregulares e riscos ambientais
Publicado em 06/09/2025 às 09:28 - Atualizado em 06/09/2025 às 09:46 - Por Felipe Dias