Mato Grosso do Sul possui 4,7 milhões de hectares de pastagens degradadas que são passíveis de recuperação econômica, abrangendo 38 mil imóveis. Os dados foram apresentados durante a reunião do comitê gestor do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas (PNCPD), com a participação da equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).
O PNCPD, criado pelo Governo Federal em dezembro do ano passado, tem como objetivo promover e coordenar políticas públicas destinadas à conservação de pastagens degradadas em sistemas sustentáveis. A meta é fomentar boas práticas agropecuárias que levem à captura de carbono, além de recuperar e converter até 40 milhões de hectares de pastagens no período de dez anos.
Segundo o titular da Semadesc, Jaime Verruck, o programa é essencial para o desenvolvimento sustentável do Brasil. "O programa vai contribuir para a recuperação do meio ambiente, para a conservação dos solos e da água, além de aumentar a produtividade da pecuária", explicou Verruck.
Pastagens degradadas são aquelas que perderam vigor, produtividade e capacidade de recuperação natural, tornando-se incapazes de sustentar níveis de produção adequados para os animais e resultando na degradação dos recursos naturais devido a manejos inadequados.
Impactos e Benefícios da Recuperação
A conversão de pastagens de baixa produtividade em áreas agricultáveis pode praticamente dobrar a área de produção de alimentos no Brasil sem a necessidade de desmatamento, evitando a expansão sobre áreas de vegetação nativa. No Mato Grosso do Sul, existem 12 milhões de hectares de pastagens degradadas, sendo 4,7 milhões passíveis de recuperação para atividades como agricultura, pecuária, sistemas agroflorestais e silvicultura.
Desde 1999, a recuperação de áreas degradadas tornou-se um programa de governo, com a conversão de 4 milhões de hectares de pastagens degradadas em áreas destinadas à agricultura, sistemas de floresta plantada, lavouras de cana-de-açúcar e outras ocupações. O Plano Estadual tem uma meta definida para recuperar 1,167 milhão de hectares de pastagens degradadas entre 2020 e 2030, independentemente das ações do Governo Federal e das iniciativas dos próprios produtores rurais, que dispõem de linhas de crédito do Plano Safra e de outros fundos para investir em projetos dessa natureza.
Critérios Técnicos e Planejamento de Ação
O secretário Jaime Verruck destacou que o programa federal busca as melhores alternativas para a recuperação de pastagens degradadas com base em critérios técnicos, como solo, déficit hídrico, altitude, declividade e aptidão agrícola. "O estudo avalia as áreas em quesitos como solo, déficit hídrico, altitude, declividade e aptidão agrícola. Então, esse foi o grande avanço do estudo. Eles estratificaram essas pastagens degradadas no Estado e vamos trabalhar neste objeto de ação. Então nossa meta é recuperar 4,7 milhões de pastagens, que são de grau, médio e baixo de degradação", pontuou Verruck.
As ações serão focadas nas áreas com maior viabilidade de recuperação. "Temos mais de 12 milhões de hectares degradados. Mas o que apresenta o conjunto de capacidade de conversão, do seu ponto de vista econômico, são 4,7 milhões. Então, o foco nosso de planejamento de ação vai ser em cima deste montante", complementou.
O levantamento indica que dos 4,7 milhões de hectares, 600 mil hectares poderiam ser destinados à soja; 3,7 milhões de hectares à intensificação da pecuária de corte; 1,3 milhão de hectares à intensificação da pecuária leiteira; 1,6 milhão de hectares à silvicultura; e 26 mil hectares aos sistemas agroflorestais (SAF). Em assentamentos, foi identificada a capacidade de desenvolvimento de sistemas agroflorestais em 217 mil hectares.
Financiamento e Sustentabilidade
O programa também visa incentivar instituições financeiras e o mercado de capitais a viabilizar soluções financeiras para a implementação e sustentabilidade do PNCPD. "Acho que com esse projeto, definimos qual é o caminho da expansão agrícola e pecuária do Estado. Qual é o caminho que nós a curto prazo vamos tomar. Esse é o primeiro ponto. O segundo, que esse estudo, ele tem que servir ao Brasil para buscar recursos, já que o processo de recuperação exige investimentos do produtor rural e hoje o Brasil necessita de linhas mais amplas e específicas para este fim", ressaltou Verruck.
Atualmente, o Brasil não possui linhas de financiamento de longo prazo para investimento e recuperação de pastagens, apenas linhas de custeio, que são insuficientes. "Precisamos buscar uma proposta do Brasil de sustentabilidade, de recuperação de áreas degradadas, sem usar o desmatamento. Nós temos que ir ao mercado internacional buscar linhas competitivas. Isso quer dizer maior prazo e juros baixos. Então nós temos todas as possibilidades de consolidar isso, desde que o Brasil tenha competência de trazer linhas de financiamento com taxa de juros baixas. Precisamos ter uma estratégia adequada para isso. Essa é uma questão fundamental", concluiu Verruck.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Assessoria
Você também pode gostar de ler
Mais de 4,4 mil títulos foram cancelados na região norte de MS; São Gabriel do Oeste e Coxim lideram números
Eleitores precisam regularizar situação para não perder benefícios e direito ao voto; Alcinópolis e Figueirão se destacam por menor cancelamento
Publicado em 28/08/2025 às 18:29 - Por Felipe Dias
Chapadão do Sul e Costa Rica lideram crescimento populacional na região norte de MS, aponta IBGE
São Gabriel do Oeste aparece na sequência; municípios como Coxim, Rio Verde e Camapuã registraram aumentos mais tímidos
Publicado em 28/08/2025 às 14:47 - Atualizado em 28/08/2025 às 15:08 - Por Felipe Dias
Deputado Caravina participa do Programa Protege e ressalta compromisso com políticas de proteção às mulheres de MS
A solenidade reuniu autoridades, representantes de instituições e da sociedade civil organizada para lançar novas políticas públicas no estado
Publicado em 28/08/2025 às 10:28 - Atualizado em 28/08/2025 às 11:06 - Por Renan Carrijo
Peão de Sonora é pisoteado por touro durante Festa do Peão de Barretos
Leonardo Santos, de 19 anos, é socorrido após ser atingido por touro durante etapa da Liga Nacional de Rodeio
Publicado em 28/08/2025 às 08:46 - Atualizado em 28/08/2025 às 09:06 - Por Renan Carrijo
Idoso morre afogado enquanto pescava em rio de Aparecida do Taboado
Homem caiu na água ao tentar amarrar barco; corpo foi encontrado após quase oito horas de buscas
Publicado em 27/08/2025 às 15:32 - Atualizado em 27/08/2025 às 15:33 - Por Felipe Dias
Prefeituras atravessadas pela Way 112 pedem fim de disputa judicial e liberação de R$ 10,5 milhões do ISS do pedágio
Justiça autorizou repasse direto a Cassilândia, Inocência, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Selvíria e Três Lagoas após quase um ano de impasse com a concessionária
Publicado em 26/08/2025 às 17:28 - Atualizado em 26/08/2025 às 17:29 - Por Felipe Dias
Região Norte de MS é apontada como nova fronteira de desenvolvimento pelo governo estadual
Secretário Jaime Verruck destaca potencial agrícola, pecuário e turístico da região
Publicado em 26/08/2025 às 14:50 - Atualizado em 26/08/2025 às 14:51 - Por Felipe Dias
Baiano é encontrado morto após desaparecer no Rio Verde, em Água Clara
Gabriel de Jesus Santos, 25 anos, estava desaparecido desde domingo (25); Bombeiros localizaram o corpo a um quilômetro do ponto de afogamento
Publicado em 26/08/2025 às 14:33 - Atualizado em 26/08/2025 às 14:35 - Por Felipe Dias
Peão de Inocência conquista Tríplice Coroa em montaria e entra para a história da PBR
Com apenas 19 anos, Gustavo Luiz da Silva venceu em Barretos e se tornou o terceiro brasileiro a alcançar o feito
Publicado em 26/08/2025 às 14:06 - Atualizado em 26/08/2025 às 14:10 - Por Felipe Dias
De Inocência para o mundo: jovem de 19 anos é campeão brasileiro de montaria em touros e garante vaga em disputa nos EUA
Gustavo Luiz da Silva garantiu título antecipado da PBR, prêmio de R$ 100 mil e uma picape; feito histórico veio de forma antecipada, antes mesmo da Final Nacional
Publicado em 23/08/2025 às 09:56 - Atualizado em 23/08/2025 às 09:57 - Por Felipe Dias